terça-feira, 11 de agosto, 2015

BRF aposta na Sadia para consolidar atuação em Minas Gerais

A empresa de alimentos BRF está apostando na marca Sadia para consolidar e ampliar sua atuação em Minas Gerais. Segundo o gerente regional de vendas do Estado da companhia, Victor Amaral Kuguimiya, Minas representa 35% dos negócios da BRF na regional Sudeste.
"A marca Sadia já é preferência entre os consumidores mineiros. Com a estratégia de regionalização da empresa no País, a BRF enxergou o mercado mineiro de maneira mais estratégica. Dessa forma, resolvermos investir na ativação da marca no Estado", explicou, em encontro com a imprensa, no Mercado Central da capital mineira, sem citar um novo porcentual de mercado a ser conquistado com a ação regional.
O executivo não falou em valores de investimento, mas afirmou que são "aportes nunca antes feito no Estado". Nacionalmente, os investimentos em Marketing da marca Sadia serão 50% maiores em 2015 ante 2014, que foi ano de patrocínio de Copa do Mundo de Futebol.
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"Nosso grande desafio no Estado é entender melhor o consumidor mineiro e blindar a preferência existente. E também ter a mesma lucratividade em todas as regiões do Estado", declarou.
Questionado se o movimento é uma reação à expansão da marca Seara, da JBS, ou mesmo de marcas estaduais, o gerente disse que não. "A iniciativa vai de encontro à estratégia de regionalização da companhia. Mas a concorrência, que vem de todas as partes, é bem vista e só nos incentiva a melhorar a qualidade de nossos serviços e produtos", ressaltou.
No Estado, a BRF conta com um escritório regional e mil pessoas da área comercial e de merchandising, entre eles cinco gerentes de vendas, 32 supervisores e mais de 300 vendedores.
Praticamente todas as vendas da companhia no Estado são feitas de forma direta para cerca de 24 mil clientes, sendo 65% pequeno varejo e 35% grande varejo. Possui três fábricas, todas localizadas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que produzem itens suínos, de aves e margarinas, com aproximadamente sete mil funcionários diretos, dois Centros de Distribuição (CD) e alguns cross-docking espalhados em regiões estratégicas de Minas.
"A venda da área de lácteos teve uma queda pontual de faturamento da regional, mas conseguimos manter a mesma equipe no Estado. Hoje, o faturamento voltou a ser o mesmo e coincidiu com os aportes em Sadia e a volta da Perdigão em algumas categorias", falou. Kuguimiya também declarou que as fábricas hoje possuem capacidade de expansão para suportar um crescimento de demanda e inovações.
De acordo com a gerente de Marketing da marca Sadia, Cláudia Guillen, as ações em Minas se darão, nesse momento, em três pilares: junto ao Mercado Central, por meio de incentivos da venda dos itens junto aos lojistas, além de materiais espalhados pelo local e nos pontos de venda; em varejistas (tanto pequenos quanto grandes, como as redes de supermercados Epa, Verdemar, Supernosso) e em festivais gastronômicos (Aproxima, que tem edições no próprio Mercado Central; Festival de Tiradentes e Festival Fartura).
"Em Minas Gerais trabalharemos principalmente os itens Sadia de frios; fatiados, frios especiais; tira-gostos (como frango a passarinho, por exemplo) e itens cárneos suínos", explicou.
Conforme a executiva, há a intenção de expandir a ação em mercados regionais mineiros, como os de cidades do Norte e Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Vale do Aço, e participar de outros festivais relevantes, além dos três escolhidos primeiramente. O mote trabalhado pela BRF no Estado é "Todo mineiro gosta, todo mineiro quer".
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