quarta-feira, 24 de junho, 2015

Cerveja artesanal é forma de unir lucro e paixão nacional

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu 64%, saltando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais. São dados do IBGE: 64% dos brasileiros a elegeram a bebida nacional.
Segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal, este é um mercado em expansão: o Brasil é o 3º maior produtor do mundo, atrás de Estados Unidos e China e supera a Rússia e a Alemanha.
Agora, as microcervejarias e importadoras ocupam importante espaço no mercado. As chamadas cervejas especiais, que reúnem - segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) - artesanais, importadas e industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar as vendas em cinco anos.
Na região de Bauru
Na região de Bauru a moda já pegou, tanto que as cervejarias artesanais estão presentes em cidades como Botucatu (Cuesta), Brotas (Brotas Beer), Agudos (Agudense) e Bauru (Servus). Com isso, o público cresce e organiza-se em confrarias como a 014, de Bauru, com mais de 30 membros e cursos para quem quer fabricar sua própria versão da "loira gelada" em casa.
Segundo a Associação Brasileira de microcervejarias, há cerca de 300 empresas no segmento, desde nanocervejarias com abrangência local até empresas de porte nacional atuam no universo cervejeiro, movimentando setores como importadores de insumos e fabricantes de tampas.
Para o Sebrae, o País atravessa um ótimo momento para investir na produção de cervejas artesanais.
Ser um fraqueado de uma marca já estabelecida é uma opção. Além de obter suporte da franqueadora, o empreendedor começa o negócio com um produto valorizado no mercado. É o caso da rede Mestre-Cervejeiro.com que tem 15 pontos de venda em treze cidades de sete estados brasileiros e mais 18 contratos assinados para inauguração de lojas até dezembro de 2015. São mais de 600 rótulos de cervejas artesanais - nacionais e importados - oferecidos pela rede, que chega a diversas capitais do país e a interior de São Paulo como Araraquara, Mogi Guaçu e Santos.
A expectativa da marca é negociar novos pontos, de preferência entre as regiões Sul e Sudeste do país, fechando 2015 com 40 unidades. "Quando criei o Mestre-Cervejeiro.com, há 11 anos, tinha como meta difundir a cultura cervejeira. O site cresceu, tornou-se uma marca consolidada, virou loja e, agora, posso compartilhar todo o conhecimento e informações, e possibilitar a atuação de franqueados", diz o fundador da marca Daniel Wolff, sommelier de cervejas, e desde 2004 uma das referências do segmento de cervejas brasileiro.
O investimento médio em equipamento para produção caseira varia entre R$ 2 mil a R$ 3 mil, mas existe uma vertente de jovens produtores que prefere montar seus próprios equipamentos. Depois é necessário comprar os kits de produção, comercializados na internet. "O universo das cervejas artesanais é fascinante. É essencial a elaboração de uma receita que estimule os sentidos, e envolva elementos como história, cultura, economia, geografia, gastronomia", define Rodrigo.
DCI
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP