quarta-feira, 29 de abril, 2015

Indústria muda produtos para atender consumidor mais retraído

Atentas a essa mudança, fabricantes como Danone, Nestlé, Neugebauer, Bela Vista e Grupo Bimbo ampliam a oferta de produtos em doses individuais e versões mini ou econômicas. "Os consumidores neste ano tentam equilibrar o orçamento, que está mais apertado. O que se vê é uma procura mais forte por promoções e por produtos cujo preço caiba no bolso. E as indústrias já adaptam suas linhas, com embalagens menores ou com versões tamanho família, dependendo da categoria de produto", diz Fabiana Furquim, analista de mercado da Nielsen.
De acordo ela, os consumidores da classe C, que impulsionaram o crescimento de bens de consumo nos últimos três anos, sofrem mais o impacto da recessão econômica neste momento. "A classe C continua contribuindo para o consumo, mas o gasto maior neste ano tem sido das classes A e B", acrescenta. A fabricante de chocolates Vonpar, dona da marca Neugebauer, está entre as empresas que apostam nas embalagens menores. Em março, a companhia colocou no mercado versões mini de seus chocolates. Os produtos são vendidos em embalagens de 20 unidades, com 8,5 gramas cada. Ricardo Vontobel, presidente da Vonpar, afirmou que a expectativa com as linhas mini é ajudar a acelerar o crescimento das vendas da Neugebauer, atingindo públicos das classes A e B. "O preço é mais alto, comparando o valor pago por peso, por conta dos custos com embalagem, por isso o produto é mais adequado para classes média e alta", diz. Vontobel estima para este ano vendas de R$ 130 milhões em chocolates, com crescimento de 40% ante 2014.
A Nestlé também ampliou recentemente suas linhas de produtos com embalagens menores em vários segmentos. Tatiana Lemos, gerente de marketing da Nestlé, cita como exemplos mais recentes o lançamento da água Perrier Slin Can de 250 ml e do Nestlé Grego líquido de 170 gramas. Em maio, a companhia também lança uma versão de 150 gramas de seu creme de leite (a lata tradicional tem o dobro e a caixinha, 200 gramas). "A procura por produtos menores tornou­-se uma constante. Acreditamos que as embalagens para levar na bolsa estão em expansão e têm potencial para continuar avançando nos próximos anos", diz Tatiana. A executiva disse que as linhas com embalagens menores têm um custo de produção mais alto, mas oferecem alta rentabilidade para a companhia. A Danone também reforçou a oferta de produtos em porções pequenas. Rafael Ribeiro, diretor de marcas da Danone Brasil, diz que essas linhas correspondem a 30% das unidades vendidas. Entre os produtos estão, por exemplo, o iogurte Activia (em versões de 100 gramas e 150 gramas) e o Danoninho duplinha (dois potinhos em vez dos tradicionais oito). "É um volume de vendas bastante representativo e esses formatos apresentam crescimento acima da média do mercado", afirma Ribeiro.
Avaliação semelhante faz a fabricante de pães e bolos Bimbo. "Vemos um potencial de melhor desempenho de produtos para consumo individual, por conta da conveniência e do maior controle do valor gasto com a compra", afirma Alejandro Hernandez, diretor de marketing da Bimbo do Brasil. A companhia fabrica minibolos das marcas Ana Maria, Pullman, Plus Vita e Nutrella. A Biscoitos Bela Vista, dona das marcas Tuc's, Fazendinha e Bela Vista, também vê um crescimento mais expressivo dos produtos em formatos menores. A companhia possui oito linhas com opção de gramatura menor. Jorge Conti, diretor­-executivo da Bela Vista, disse que essas linhas respondem por 5% a 7% das vendas da empresa e, neste ano, crescem acima da média. "A linha de cookies em embalagens individuais, por exemplo, cresce 38% ao ano", afirmou Conti. A Biscoitos Bela Vista registrou aumento de 20% em receita em 2014, para R$ 135 milhões, com a venda de aproximadamente 30 mil toneladas de produtos. Para o 2015, projeta avanço de 9% em receita e volume, devido à piora no cenário macroeconômico. Já a previsão para as vendas das linhas de embalagens individuais é de expansão de 25% a 30% neste ano, segundo Conti.
Supermercado Moderno / Valor
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