sexta-feira, 13 de março, 2015

Fabricantes apostam em produtos premium

Com a desaceleração do varejo, os fabricantes de smartphones se concentram no segmento premium, com produtos acima de R$ 3 mil. A escolha dos itens mais caros se deve à redução do consumo pela classe C e aposta nos aficionados em tecnologia que pagam mais por um aparelho com maior sofisticação.
Fabricantes como Samsung, LG, Microsoft e Apple têm lançado novidades que atendam ao perfil do típico consumidor que não se importa com o valor do produto. Em uma semana, alguns lançamentos foram apresentados neste sentido: o LG G Flex 2, da sul-coreana LG e os modelos Galaxy S6 e S6 Edge, da compatriota Samsung.
Os produtos apontam para um público que não é sensível ao bolso como a classe média, nem se importa com a influência do dólar mais alto sobre o alto preço do aparelho. Segundo a gerente-geral de marketing para celulares da companhia LG no Brasil, Bárbara Toscano, o conceito do produto premium, que é difundido entre os consumidores da marca, ajuda a conceituar os valores impressos pela companhia em todo o mercado de eletrônicos, incluindo o de Smart TVs (com conexão à internet) e também de PCs.
"A gente investe milhões globalmente para aprimorar peças de hardware, melhores softwares e um design respeitável. Os produtos topo de linha é um jeito de mostrar isso para os consumidores", explica. A executiva ressalta que soluções desenvolvidas pela empresa, como um botão de bloqueio do aparelho posicionado em um local diferente dos concorrentes, ou ainda um sistema de segurança que mantém os dados do usuário mais seguros são bem difundidos pelos clientes. "Claro que quando isso está presente em um smartphone premium."
Segundo Barbara, a companhia ocupa o segundo lugar em vendas de celulares no País. Por aqui, a empresa perde apenas para a Samsung, que é líder de vendas no Brasil e vice-líder no mundo. A líder é a Apple, que assumiu a posição nesta semana.
Equilíbrio
No caso da Samsung, a empresa confirma perceber a importância de um aparelho "flagship", como são chamados os produtos-conceito. No mercado, a importância dos aparelhos flagship é a de apostarem em um público bem particular, que não se importa em pagar por aparelhos atualmente que rompem a barreira de R$ 4 mil.
A Samsung aponta que aparelhos como os novos modelos da linha Galaxy ajudam a imprimir o estilo da marca, já que as linhas desenvolvidas para o desenho dos aparelhos top são copiadas, mesmo que sutilmente para outros modelos.

"A gente sabe que ter um modelo top de linha é importante, mas a gama de produtos da Samsung quer alcançar o maior número de consumidores possíveis." Ele justifica que o desejo é justamente o que incentiva a companhia a disponibilizar aparelhos de R$ 349 até mais de R$ 3 mil.
Contraponto
Apesar da aposta das fabricantes, o analista do IDC Brasil, Leonardo Munin, indica que os smartphones médios vão continuar a crescer no mercado nacional. "Os aparelhos cresceram 113% em 2014 e ainda devem ter alta este ano." O analista diz que não existem estimativas para a venda dos médios, ainda assim avalia que este ano devem crescer menos do que o período anterior.
DCI
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