quarta-feira, 11 de março, 2015

Aumento do dólar deve impactar preços no varejo alimentar

A alta da moeda norte-americana apresentada nos últimos dias pode trazer consequências para o setor supermercadista, com reajuste nos preços de alguns produtos, tais como: azeites, vinhos importados, bacalhau, alguns itens de higiene e beleza, como desodorante (os que possuem insumos importados ou são fabricados fora do País) e os que são relacionados diretamente com o trigo – já que parcela do trigo é importada –, como o pão francês e massas em geral.
“Diante da concorrência, os estabelecimentos precisam disponibilizar preços mais competitivos ao consumidor, o que tende a manter os preços em patamares estáveis em caso de alta temporária do dólar”, afirma Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados). Os supermercados terão que se esforçar na negociação junto à indústria para não repassar esse aumento, destaca Mariano.
“O aumento do dólar deixa os produtos importados mais caros e pressiona os preços para cima. Também encarece as importações de máquinas e equipamentos, além de tornar as linhas de financiamento externo menos atrativas”. Mariana conclui afirmando que nos últimos anos, a procura por importados cresceu devido à baixa do dólar. “Agora, o consumidor tende a voltar a consumir os produtos nacionais”.
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP