sexta-feira, 24 de janeiro, 2014

Crescimento vai superar previsão do FMI, diz Moan

O presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, detalhou ontem para o governo as previsões de crescimento de 1,1% no setor em 2014, segundo relatório da entidade divulgado no início do mês. Moan esteve reunido pela manhã com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, e também fez um balanço dos resultados do setor.
Com relação ao relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), que reduziu de 2,5% para 2,3% as expectativas de crescimento do Brasil para 2014, Moan enfatizou que não concorda com a previsão. "Tanto é que a formação bruta de capital [investimentos] este ano vai ser surpreendente e será crescente nos próximos anos. Quero lembrar que as últimas concessões foram feitas e leilões da parte de infraestrutura foram extremamente positivos", avaliou o executivo.
"O ano de 2013 foi excepcional para o setor, com recordes tanto no setor de veículos quanto máquinas, incluindo as vendas", explicou Moan.
Ele também disse esperar que o governo dê resposta, ainda neste primeiro semestre, a algumas reivindicações do setor, como o Inovar-Autopeças, Inovar-Máquinas e Exportar-Auto. "No caso deste último, existem vários grupos formados para realizar os estudos dentro do governo", disse.
De acordo com Moan, o mecanismo que faltava para essas definições foi publicado na Medida Provisória 638, que trata, entre outros temas, da rastreabilidade. Segundo a norma, publicada na última segunda-feira (20), os fornecedores de insumos estratégicos e de ferramentas para as empresas habilitadas ao Inovar-Auto e seus fornecedores diretos ficam obrigados a informar os valores e outras características dos produtos fornecidos.
"A rastreabilidade é primordial no programa de autopeças. Estamos caminhando bem, assim como a conjuntura", garantiu.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 23/01/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP