sexta-feira, 24 de janeiro, 2014

Apple planeja lançar dois iPhones com telas maiores

A Apple, que enfrenta a concorrência dos celulares de tela grande de outras fabricantes, está planejando lançar dois iPhones com telas maiores neste ano, segundo pessoas a par do assunto.
As pessoas disseram que a gigante americana de tecnologia está preparando um modelo com tela maior que 4,5 polegadas, medidas na diagonal, e uma segunda versão com tela maior que 5 polegadas. O maior smartphone que a Apple já lançou até hoje foi o iPhone 5, cuja tela tem 4 polegadas.
Espera-se que os dois novos modelos tenham uma estrutura metálica semelhante à do iPhone 5C, disseram as pessoas.
Os celulares, que devem chegar ao mercado no segundo semestre, não virão com tela curva, uma característica introduzida por concorrentes como a Samsung Electronics, disseram as pessoas. Elas alertaram que a Apple ainda não tomou uma decisão final e que a empresa pode mudar de ideia.
O menor dos dois modelos está em um estágio mais avançado de desenvolvimento e sendo preparado para produção em massa, disseram essas pessoas.
A Apple não quis comentar.
O plano de lançar iPhones maiores surge em um momento em que a Apple está perdendo participação de mercado para concorrentes que oferecem smartphones com telas grandes. Esses modelos vêm se mostrando populares à medida que cada vez mais pessoas usam os aparelhos para jogar, assistir a vídeos e navegar na internet. Entre os modelos mais vendidos estão o Galaxy S4 e o Galaxy Note 3, da Samsung, que têm telas de 5 e 5,7 polegadas, respectivamente.
Telas maiores são particularmente populares na China, um mercado importante para o crescimento da Apple. Os fabricantes chineses oferecem smartphones com telas maiores e preços menores que os do iPhone. A Apple começou neste mês a vender iPhones na China através da maior operadora de celular do país, a China Mobile.
"A Apple, definitivamente, precisa logo de um smartphone de tela grande, principalmente para atender à demanda dos mercados emergentes", disse Jessica Kwee, analista da Canalys, companhia que acompanha o setor de smartphones. A Canalys estima que perto de 25% dos cerca de 60 milhões de smartphones vendidos no mundo no terceiro trimestre tinham telas de 5 polegadas ou mais.
A última mudança que a Apple fez no tamanho da tela do iPhone foi em 2012, quando ela passou de 3,5 para 4 polegadas. Há expectativas generalizadas de que a Apple vá ampliar o tamanho da tela do aparelho em futuros lançamentos. O The Wall Street Journal divulgou em julho que a Apple estava testando telas maiores para seus smartphones e tablets. Em novembro, a agência Bloomberg News relatou que a Apple estava desenvolvendo novos iPhones com telas de 4,7 e 5 polegadas que se curvam para baixo nas extremidades.
A intenção da Apple de abandonar o invólucro de plástico nos seus novos modelos se segue a relatos de fornecedores de que a empresa estava reduzindo os pedidos para o modelo 5C em resposta a uma demanda menor que a esperada. O 5C, que foi lançado em setembro do ano passado, tem a maioria das especificações de equipamento do seu antecessor, o iPhone 5, mas vem com carcaças plásticas coloridas.
Analistas já alertaram para o perigo de tirar conclusões demais sobre a demanda inicial pelo 5C, porque se esperava que os usuários adotassem primeiro o modelo 5S, mais caro, que foi lançado simultaneamente ao 5C. A expectativa era que a demanda pelo 5C fosse aumentar depois da temporada de compras de fim de ano.
A Apple vai divulgar seus resultados trimestrais na segunda-feira. Analistas esperam que as vendas do iPhone no trimestre fiscal encerrado em dezembro tenham crescido mais de 10% em relação ao mesmo período de um ano atrás, impulsionadas por uma forte demanda pelo iPhone 5S. (Colaborou Juro Osawa, de Hong Kong)
Valor Econômico - 24/01/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP