terça-feira, 10 de setembro, 2013

Câmeras ajustam o foco para atrair consumidor

O impacto da popularidade dos smartphones e do avanço das câmeras integradas a esses dispositivos nas vendas de câmeras digitais é conhecido. Em uma resposta a esse cenário desafiador, as fabricantes do setor estão ajustando o foco para encontrar um novo nicho de crescimento. No caminho para driblar a concorrência dos celulares, uma das grandes apostas são as chamadas câmeras DSLR (Digital Single-Lens Reflex). Esses equipamentos unem recursos avançados, próprios das câmeras profissionais, como lentes removíveis, conectividade e filtros de luz, ao tamanho similar das câmeras compactas convencionais.
“Com a penetração dos smartphones, as pessoas estão adquirindo mais gosto pela fotografia. Por outro lado, os consumidores estão começando a buscar recursos que os smartphones não conseguem entregar”, afirma Leonardo Botelho, gerente de produtos da Fujifilm.
Na categoria DSLR, a Fujifilm conta com a linha X, que hoje tem cerca de oito modelos disponíveis no Brasil, na faixa de R$ 1.299 a R$ 4.299. A linha investe em designs diferenciados, que remetem a equipamentos mais antigos. Um dos lançamentos recentes a X-M1, câmera com conectividade Wi-Fi, que permite ao usuário conectar-se diretamente em redes sem-fio para compartilhar fotos em um desktop ou qualquer outro dispositivo. Com o aumento da demanda pelas câmeras da linha — disponíveis há menos de um ano no mercado brasileiro — a Fujifilm programa o lançamento no último trimestre de uma loja virtual própria para ampliar o canal de vendas desses modelos no país.
Com quatro modelos DSLR disponíveis no Brasil, sendo que dois deles são produzidos no país, a Nikon também enxerga boas perspectivas na categoria. “Hoje, as câmeras DSLR representam menos de 5% do mercado total no Brasil, mas são a nossa grande aposta no país. Desde que passamos a fabricar esses equipamentos localmente, em 2011, nossa produção mais que quadruplicou”, diz Daniel Rodrigues, coordenador e especialista de produto da Nikon.
O pacote de recursos destacados por Rodrigues nas câmeras da marca inclui funções como sistemas de autofoco, disparos contínuos com até seis quadros por segundo, filmagem de alta definição com som estéreo e uma função de controle remoto, que permite acionar as câmeras por meio de smartphones ou tablets.
Com diversos recursos de auto foco, zoom e de qualidade de imagem em condições de pouca luz, a Canon está centrada em aproximar suas ofertas das novas demandas dos consumidores. “Estamos trabalhando para fortalecer as características de conveniência de outros dispositivos em nossas câmeras”, observa Takashi Osawa, diretor comercial da Canon no Brasil. Nessa direção, grande parte dos modelos da Canon permitequeousuáriocompartilheimagens em smartphones e tablets e ao mesmo tempo, conecte o equipamento via rede sem-fio às impressoras domésticas da marca japonesa.
Brasil Econômico – 09/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP