segunda-feira, 19 de agosto, 2013

Na Lenovo, dispositivos móveis superam vendas de PCs

Pela primeira vez, a Lenovo vendeu mais dispositivos portáteis do que computadores pessoais (PCs). A marca é alcançada no momento em que a empresa chinesa se empenha em reproduzir, na área de smartphones e tablets, sua ascensão rumo ao posto de maior vendedora mundial de PCs.
No período de três meses encerrado em 30 de junho, a receita do da divisão de internet móvel e casa digital, que engloba principalmente smartphones e tablets, aumentou 105% no primeiro trimestre fiscal da empresa, comparativamente ao mesmo período do ano passado. As vendas de smartphones mais do que duplicaram, enquanto as de tablets mais que triplicaram, informou a Lenovo.
A rápida ascensão ocorre em um momento em que a Lenovo suplantou a Hewlett-Packard como a maior fabricante mundial de PCs em vendas. A Lenovo respondeu por 16,7% das vendas mundiais de PCs no segundo trimestre do ano, segundo a IDC. O executivo-chefe da Lenovo, Yang Yuanqing, disse que a ascensão da companhia ao topo do mercado de PCs mostrou a flexibilidade e a agilidade da empresa em um setor em que os produtos viraram commodities.
"Os mercados de smartphones e tablets estão passando por uma transformação similar. Estamos confiantes de que conseguiremos reproduzir o sucesso no mercado de PCs nessa área", disse Yang.
A Lenovo superou as expectativas com um aumento ano a ano de 23% do lucro líquido, para US$ 174 milhões, no primeiro trimestre fiscal. A receita trimestral aumentou 10%, para US$ 8,8 bilhões.
O aumento da lucratividade foi puxado pela migração para produtos mais sofisticados e redução de custos. Mas a Lenovo disse que o crescimento da lucratividade no segmento de aparelhos móveis poderá se desacelerar na medida em que a empresa aumente sua participação de mercado.
"Nossa divisão de smartphones na China está muito saudável. Fora da China, ela ainda está na fase de investimento", disse Yang. "Vamos investir mais em gestão de marca e construção de canais."
Segundo a IDC, a Lenovo foi a segunda maior em vendas de smartphones na China, atrás da Samsung Electronics, e a quarta maior em vendas globais de smartphones, em dados do segundo trimestre. A contribuição dos produtos da divisão de internet móvel e casa digital para a receita da empresa deu um salto de 14% no trimestre concluído em junho, a partir dos apenas 7% um ano atrás. A Lenovo preferiu não comentar rumores de que poderá adquirir a BlackBerry, a fabricante canadense de smartphones às voltas com problemas e que se declarou à venda.
Yang disse que, embora a empresa pretenda fazer aquisições, ele não comentaria qualquer negócio específico.
Valor Econômico - 16/08/2013
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