segunda-feira, 26 de agosto, 2013

GM recua e decide manter produção do Classic até dezembro

SÃO PAULO - Após reunião com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos (SP), a General Motors (GM) voltou atrás e decidiu manter ativa até o fim do ano, ainda que a um ritmo mais reduzido, a linha que produz o sedã Classic no Vale do Paraíba.
Divulgação
Há uma semana, a montadora havia informado que anteciparia o desligamento do setor, rompendo um acordo trabalhista fechado em janeiro que previa a manutenção da linha até dezembro.
O MVA, como é conhecido o setor que produz o Classic, permanecerá, contudo, desligado até o dia 8 de setembro, quando se encerra a licença remunerada dos operários da linha, assim como um programa de demissões voluntárias (PDV) especial a eles. A linha está parada desde o dia 22 de julho, primeiro por férias coletivas e depois pela licença rem unerada dos trabalhadores. Voltará a funcionar no dia 9 de setembro.
Quem não aderir ao programa poderá ser aproveitado no MVA até o fim do ano. Outros permanecerão afastados. Com o fechamento da linha, todos serão demitidos. Cerca de 850 operários trabalham no MVA ou em setores relacionados. Um programa de demissões voluntárias que já vinha sendo realizado na empresa já teve a adesão de 178 trabalhadores.
Em nota, o sindicato dos metalúrgicos disse que a decisão da GM de manter a linha em funcionamento é resultado das mobilizações dos trabalhadores. Na quarta-feira, eles fizeram uma passeata e ocuparam o saguão da prefeitura para exigir a manutenção da produção do Classic.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP