segunda-feira, 15 de abril, 2013

UP! chega com a missão de ser o mais barato da Volks

Henry Ford inventou a linha de montagem há cerca de um século, mas uma das leis da linha de produção não mudou até hoje: quanto mais você produz um item mais seu custo será diluído e, claro, maior sua margem de lucro. Pois é seguindo esse princípio que a Volkswagen pretende assumir a liderança mundial em vendas de veículos em 2018.
Qual o segredo? Usar apenas quatro plataformas ou arquiteturas, como alguns especialistas preferem chamar para produzir todos os seus automóveis e comerciais leves, aí incluídos também os modelos das suas outras marcas como Audi, Seat ou Skoda.
Por plataforma entenda-se um conjunto de componentes comuns como suspensão, eixo de direção, motor, transmissão e outras peças menores como sistemas de entretenimento, instrumentos de bordo e até mesmo um pequeno botão de acionamento do vidro elétrico, por exemplo. Se mais modelos utilizam essas mesmas partes, maior a escala de produção, consequentemente, o custo cairá bastante, o que deixará esses veículos extremamente competitivos. Bem, depois de toda essa explicação talvez um tanto cansativa, podemos falar do Up!, o carrinho vermelho e de formas retangulares das fotos.
Ele é o primeiro fruto da plataforma NSF (New Small Family, a que servirá de base para todos os modelos compactos do grupo alemão) que será produzido no Brasil.
Minimalista e moderno O Up! já é vendido na Europa desde o ano passado como sucessor do Fox. No Brasil, no entanto, o Up! nacional terá outro papel, o de substituir o Gol G4 como seu modelo mais barato. Para isso, o projeto original sofreu alterações para se adequar às necessidades dos clientes nacionais.
A principal novidade é a carroceria levemente alongada para oferecer mais capacidade no porta-malas (veja antes e depois abaixo). Na versão europeia, há uma tampa de vidro que aqui será feita de metal.
Além disso, o Up! brasileiro terá acabamento mais simples que o europeu, apesar deste não ser um carro nem um pouco sofisticado.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP