sexta-feira, 22 de março, 2013

Ucrânia decide suspender carne suína do Brasil

A Ucrânia suspendeu a importação de carne suína de frigoríficos brasileiros alegando ter encontrado a bactéria listeria em um carregamento de produto nacional. Empresas privadas nacionais já avisaram o Ministério da Agricultura que o governo ucraniano não está autorizando licenças de importação devido ao problema.
A embaixada do Brasil na Ucrânia já encaminhou um ofício ao governo ucraniano pedindo mais detalhes, segundo o Ministério da Agricultura. Ainda não se sabe qual a empresa responsável pela carga.
Fontes da área da Defesa Animal dizem que o embargo da Ucrânia seria resultado da pressão da Rússia. Segundo as fontes, após o início do embargo russo à carne suína nacional, as vendas brasileiras para a Ucrânia cresceram de forma expressiva. Por isso os russos estariam pressionando para inviabilizar a entrada de carne brasileira em seu território via Ucrânia.
No primeiro bimestre deste ano, as exportações brasileiras para a Ucrânia cresceram 18% sobre igual intervalo de 2012, para 15.395 toneladas, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). As exportações totais de carne suína do país no bimestre subiram 6,52% na mesma comparação, para 80.897 toneladas.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP