quarta-feira, 20 de março, 2013

Magneti Marelli vai ao Nordeste

O engenheiro mecânico Edison Lino assumiu, em janeiro, a presidência da Magneti Marelli no Mercosul com dois grandes desafios. De um lado, terá de trazer à subsidiária novas tecnologias para satisfazer as necessidades de inovação surgidas com as metas de eficiência energética do novo regime automotivo brasileiro.
De outro, ele terá de preparar a empresa para aproveitar as oportunidades do crescimento na produção de veículos no Brasil - seja pela chegada de novas marcas, seja pelos projetos de expansão das montadoras já instaladas.
No segundo caso, o ponto de partida para Lino será levar a Magneti Marelli ao Nordeste. Ontem, ele confirmou que a fabricante de autopeças vai acompanhar o investimento da Fiat em Pernambuco, onde a montadora italiana constrói uma fábrica em Goiana.
Como as duas empresas pertencem ao mesmo grupo, a participação da sistemista no projeto era aguardada, mas Lino adiantou que a Magneti Marelli também quer, a partir de sua operação nordestina, abastecer outras montadoras na região.
A ideia é levar para perto da Fiat as linhas de componentes plásticos - como pedaleiras e tanques de combustível -, suspensão e escapamentos. Contudo, a fábrica de escapamentos ficará fora do parque de fornecedores da Fiat, já que o plano é fornecer também para a Ford, que tem fábrica em Camaçari (BA), e a chinesa JAC, que se instala na mesma cidade da Bahia.
Em Goiana, a Fiat está construindo um complexo industrial para produzir 250 mil carros por ano, com inauguração prevista para 2014 e investimentos estimados em R$ 4,5 bilhões. A Magneti Marelli informou que vai acompanhar o cronograma da montadora. Porém, não detalhou qual será seu investimento.
Lino é o segundo brasileiro a presidir no país a fabricante de autopeças de origem italiana. O primeiro foi Cledorvino Belini, que deixou a companhia para assumir o comando da Fiat em 2004.
Sua história na Magneti Marelli começou em 1997, quando a Cofap, onde trabalhava, foi comprada pelos italianos. A partir daí, gerenciou por dois anos uma fábrica na Itália, dirigiu a unidade de sistemas eletrônicos no Brasil e, em 2005, foi nomeado presidente mundial da divisão de amortecedores. No cargo atual, ele será responsável por uma estrutura que hoje abrange onze fábricas em Minas Gerais e São Paulo.
Para Lino, as exigências colocadas pelo governo brasileiro para aproximar os carros produzidos no Brasil da qualidade e eficiência vistas na Europa e nos Estados Unidos forçarão o desenvolvimento de novas tecnologias no país. "Vai ser uma mudança radical", disse o executivo em sua primeira entrevista a jornalistas no novo cargo.
A Magneti Marelli investe cerca de 5% do faturamento no Mercosul - de R$ 2,7 bilhões no ano passado - em pesquisa e desenvolvimento. No momento, a empresa está trabalhando em novos componentes - não revela quais - para 15 veículos de nove montadoras. Além disso, estuda trazer ao país a tecnologia de injeção direta de combustível, o que permite reduzir o tamanho dos motores dos carros. Há espaço físico na fábrica de Hortolândia, no interior paulista, para a introdução da linha de injeção direta, mas o investimento - estimado entre US$ 12 milhões e US$ 15 milhões - ainda está sendo analisado pela direção da empresa.
Também está em estudo a construção de uma linha de amortecedores na Argentina. Os componentes sairiam do Brasil e seriam apenas montados e pintados no país vizinho. A decisão sobre esse investimento deve sair até meados deste ano.
Lino, por outro lado, prevê estagnação no faturamento da filial que comanda em 2013. Com a retirada dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o executivo diz que não crê no crescimento das vendas de carros. Além disso, exportações antes feitas pelo Brasil estão sendo transferidas para outras unidades do grupo. Ele responsabiliza a falta de competitividade do câmbio.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP