quarta-feira, 27 de março, 2013

Com novo Fiesta, Ford quer triplicar vendas premium

Com a meta de até triplicar suas vendas no cada vez mais disputado segmento premium do mercado de carros compactos, a Ford comemorou nos últimos dois dias o início da produção do modelo Fiesta na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Depois de promover, no domingo, um show aberto ao público da cantora Claudia Leitte, a montadora reuniu ontem o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em uma cerimônia em frente à linha de montagem para apresentar o carro à imprensa. Em ambos os eventos, contudo, prevaleceu o mistério da marca nas informações estratégicas, como o preço e a estimativa de vendas e produção do modelo.
Apesar disso, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, adiantou que a marca tem como ambição dobrar ou até mesmo triplicar sua posição no mercado brasileiro de compactos premium. No ano passado, quando importava o carro do México, a montadora vendeu 21,3 mil unidades da versão hatch do novo Fiesta no Brasil. Colocando na conta o segmento sedã, as vendas chegaram a 31,6 mil carros.
A disputa da Ford será com as versões top de linha do Onix, da Chevrolet, e do HB20, da Hyundai - dois modelos que, após o lançamento no último trimestre do ano passado, alcançaram rapidamente a lista dos mais vendidos do país. Em sua versão premium, o preço desses carros está acima de R$ 46 mil. Já na linha mais popular, a Ford continuará brigando com a versão mais antiga do Fiesta, conhecida como Rocam, que continua sendo montada em Camaçari, na Bahia.
A marca investiu R$ 800 milhões para produzir no ABC o New Fiesta - como foi batizado o carro para se diferenciar de seu antecessor fabricado na Bahia. O complexo industrial em São Bernardo se modernizou e está pronto para receber outros carros globais da Ford, em linha com o plano da montadora de alinhar o Brasil à estratégia de globalização das plataformas de produção até 2015.
Na sequência do Ecosport - também produzido em Camaçari -, o novo Fiesta é o segundo carro global da marca produzido no país. O modelo montado no ABC chega às lojas, já na versão 2014, até o fim de abril.
Em São Bernardo, a Ford tem capacidade de produzir 100 mil carros por ano, mas parte dessa capacidade é usada na produção do Ka, o carro de entrada da marca que compartilha a mesma linha do Fiesta. Diretores da montadora informaram ontem que não houve mudança na capacidade de produção da unidade, assim como no número de trabalhadores. Mas os últimos investimentos atacaram a produtividade da fábrica a partir da maior automação da linha.
Cerca de dois mil operários - praticamente metade da força de trabalho do complexo - foram destacados para a produção do Fiesta. Parte deles acompanhou ontem a cerimônia que marcou o início de produção do carro.
Como parte do projeto, a Ford investiu R$ 500 milhões na fábrica de Taubaté (SP), que produz os motores do Fiesta. No total, o programa de investimentos da empresa no Brasil prevê R$ 4,5 bilhões no período de 2011 a 2015.
Valor Econômico
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