quinta-feira, 14 de fevereiro, 2013

Fabricante dos produtos Vanish e Veja venderá Naldencon e Luftal no Brasil

A Reckitt Benckiser, fabricante britânica de produtos como Vanish, Bom Ar e SBP, assinou um contrato de colaboração para comercializar, na América Latina, medicamentos da farmacêutica Bristol-Myers Squibb.
A parceria com a fabricante americana inclui a venda para o Brasil do antigripal Naldecon, do antigases Luftal e da pomada para assaduras Dermodex. Já no México a venda será dos medicamentos Tempra, Picot e Graneodin-B. Segundo as empresas, o acordo de US$ 482 milhões tem o prazo de três anos, em que ao final do período, a Reckitt terá o direito de compra das marcas. O valor da operação ficou abaixo do esperado pelo mercado, que acreditava que o acordo pudesse ser de até US$ 750 milhões.
A parceria feita com a Reckitt vai ajudar a Bristol a abastecer novamente o mercado brasileiro, após o fechamento da fábrica brasileira em 2010. Desde então a produção é feita no México. Na visão da professora Elaine Manzano, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, tudo que envolve importação se torna mais complexo. “A Anvisa impõem regras de distribuição e a Reckitt terá que se enquadrar para poder distribuir os medicamentos no país”, explica a especialista.
Segundo uma fonte ligada a Bristol, essa movimentação faz parte da estratégia da companhia de focar nos produtos biológicos como os retrovirais. “Os medicamentos de vendas livre não têm mais espaço para a companhia. Eles escolheram um nicho de mercado para o futuro e já se desfizeram de várias plantas. É provável que no futuro, a unidade do México também seja desfeita e a empresa sai desse mercado.”
No Brasil, a empresa enfrentou problemas logísticos que resultaram na falta do medicamento Naldecon, abrindo assim espaço para outros antigripais. Por meio de nota, a Reckitt informou que a colaboração vai entrar em vigor após aprovações regulatórias, que devem ocorrer até o segundo trimestre do ano. De acordo com Rakesh Kapoor, presidente da Reckitt o acordo “é um passo importante na construção de nossa presença no mercado de saúde dos mercados emergentes”. Além disso, o executivo ressaltou que as marcas têm margens fortes e com potencial de crescimento.
Já a Bristol explicou que “tem trabalhado para concentrar seus negócios em todo o mundo, principalmente, em áreas de alta necessidade médica”. A fabricante americana ressalta que o acordo não envolve nenhuma transferência de instalações para a Reckitt.
Emergentes em alta
Atenta as economias emergentes, a britânica Reckitt está disposta a focar neste mercado. A companhia espera que até 2015, 50% de sua receita venha desse mercado. E para atingir esse resultado, a companhia está disposta a realizar aquisições neste ano, para atingir um crescimento de 5% a 6% em sua receita.
De acordo com dados divulgados pela empresa, em 2012, o lucro líquido somou R$ 5,6 bilhões (1,938 bilhão de libras esterlinas), uma alta de 5% se comparado ao ano anterior. No mesmo sentido, a receita líquida avançou 4%, a R$ 29,3 bilhões (9,567 bilhões de libras esterlinas).
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP