sexta-feira, 01 de fevereiro, 2013

Celular vira cartão de crédito e débito

Mais uma maneira de fidelizar o consumidor. Este é o objetivo das operadoras de celulares ao transformarem os aparelhos de seus clientes em cartões de crédito e débito. A Vivo e a Tim anunciaram ontem o lançamento da tecnologia NFC (Near Field Communication). Com ela, o consumidor vai até uma loja e paga suas compras de uma maneira muito simples: basta aproximar o celular do terminal de pagamento e digitar a senha.
Na Vivo, a parceria é com o Bradesco e está em fase de testes. Os funcionários do banco e da operadora receberão celulares habilitados os quais poderão ser utilizados em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados à Cielo. “A Cielo informou que até o final do ano dobrará a quantidade de estabelecimentos capacitados”, afirma Maurício Romão, diretor de produtos e serviços verticais da Vivo.
Para transformar seu celular em cartão, o cliente terá que adquirir um chip habilitado com a tecnologia NFC, mas a Vivo afirma que o principal objetivo do serviço é fidelizar o cliente. “O usuário não pagará nada para utilizar esta facilidade”, diz Romão. O serviço só será aberto ao público a partir do segundo semestre deste ano. A Vivo anunciou a novidade no mesmo dia que a Tim divulgou sua parceria com o Itaú para a tecnologia NFC. “Foi uma coincidência. Chegamos em um ponto em que as operadoras de celular, de cartão e os bancos conseguiram se preparar para iniciar o serviço”, diz Romão.
Na Tim, o serviço também está em fase de teste e ainda não tem uma data para ser aberto ao público. Além do Itaú, a operadora fez parceria com a MasterCard, a Redecard e a Gemalto, especializada em segurança digital.
Foram disponibilizados 50 aparelhos compatíveis com a tecnologia para um grupo de pessoas selecionado pelas empresas envolvidas no projeto. Elas poderão utilizar os smartphones para pagar suas contas em 100 restaurantes credenciados em São Paulo e no Rio de Janeiro. “A grande vantagem desta tecnologia é a agilidade no pagamento. Para compras até R$ 50, por exemplo, não será necessária a utilização de senha”, afirma Carlos Roseiro, diretor de Serviços Financeiros da Tim.
A Claro anunciou em novembro do ano passado os testes com seu serviço de NFC para o qual firmou parceria com o Bradesco.
A operadora pretende disponibilizar o produto aos seus clientes até o terceiro trimestre deste ano. Já a Oi ainda não possui tecnologia NFC, mas disponibiliza aos seus clientes outras formas de pagamento via celular.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP