segunda-feira, 04 de novembro, 2013

Pirelli traz ao Brasil nova tecnologia solar para a produção de vapor

A multinacional italiana Pirelli escolheu o Brasil para receber o seu projeto-piloto de produção de vapor por meio de coletores solares. A empresa investirá 1,3 milhões de euros, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente Italiano, para instalar os equipamentos na sua unidade fabril localizada em Feira de Santana, no Estado da Bahia.
"Escolhemos o Brasil, pois o mercado nacional é muito receptivo a inovações. Aqui, as coisas acontecem rapidamente e tornam-se tendência mundial", explicou o diretor geral do Ministério do Meio Ambiente Italiano, Corrado Clini, durante apresentação oficial do projeto realizada, ontem, em São Paulo.
Os aparelhos foram desenvolvidos pelo Grupo Angelantoni e contribuirão para a redução nas emissões de carbono geradas pela produção local. Para isso, os equipamentos serão conectados diretamente às linhas de vapor usadas na fabricação de pneus. Os coletores solares serão formados por 16 módulos e contarão com uma extensão de aproximadamente 2.400 m².
"Sabemos que o Brasil tem um grande interesse na promoção de energias renováveis e no controle da poluição. Como as demais indústrias, a Pirelli também polui, por isso, desenvolvemos essa ideia para reduzir nossas emissões de carbono", afirmou o presidente da Pirelli para a América do Sul, Paolo dal Pino.
A multinacional italiana estima que o projeto-piloto trazido ao País será capaz de reduzir cerca de 2 mil toneladas de emissões de carbono em cinco anos. Ainda de acordo com a companhia, a potência de pico dos equipamentos instalados na fábrica de Feira de Santana pode chegar a 1,4 MW térmicos.
A instalação dos coletores solares deve começar ainda neste ano, com previsão de término no segundo semestre do ano que vem, mais precisamente, no final do mês de julho. "Ainda não sabemos a quantidade total de emissões de carbono que podemos reduzir por meio desse projeto. Por isso, aproveitaremos o ano que vem para realizar todas as experiências necessárias", afirmou o gerente de Energia da Pirelli, Mario Apollonio.
Ainda de acordo com Clini, o projeto-piloto idealizado pela Pirelli também chega ao mercado nacional em um momento importante, com o governo federal incentivando cada vez mais os investimentos industriais em fontes renováveis de energia, além da redução nos níveis de emissão de carbono.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 01/11/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP