quinta-feira, 11 de novembro, 2021

Pneu usado gera energia, borracha e aço

Em 2019, foram coletados e corretamente destinados 103,5%, equivalentes a 3,1 milhões de toneladas, de pneus usados produzidos no Brasil.
Esse índice superior a 100%, como explica Rafael Martins, gerente da Reciclanip, programa de logística reversa e reciclagem mantido pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), ocorre porque são coletados também pneus importados (que, pela legislação, devem ter a logística reversa feita pelos próprios importadores).
Os pneus coletados, diz Martins, são enviados por revendas e borracheiros para mais de mil postos de recebimento distribuídos pelo país, de onde seguem para quatro destinos principais.
O mais relevante, quantitativamente, é a queima em fornos de cimenteiras. Mas há seu uso também como matéria-prima de novos produtos de borracha, como botas e laminados, entre outros; até o aço da estrutura dos pneus é reaproveitado em siderúrgicas.
“Uma aplicação na qual enxergo bastante potencial é o asfalto de borracha, no qual pó de borracha é misturado à mistura asfáltica”, destaca o gerente do Reciclanip.
https://www.plastico.com.br/pneu-usado-gera-energia-borracha-e-aco-economia-circular/ Plásticos Moderno - 26/10/2021
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP