quinta-feira, 10 de janeiro, 2013

Adoção de 4K depende de conteúdo

Assim como aconteceu durante a introdução de tecnologias novas como a alta definição e 3D, os fabricantes de televisores correm para criar conteúdo que possa tirar proveito da alta qualidade de imagem dos aparelhos com definição Ultra-alta, ou 4K. Hoje, só cem filmes estão disponíveis no mercado com resolução tão precisa.
Um atalho usado pelos fabricantes para acelerar a oferta de conteúdo é a conversão do que está disponível atualmente. Mas esse recurso não permite explorar todo o potencial da definição ultra-alta. Para conseguir isso, é preciso filmar em 4K. A JVC, Sony e Red Digital já possuem câmeras com essa tecnologia.
Paralelamente ao lançamento de novos televisores 4K, na segunda-feira, a Sony apresentou dois novos modelos de câmeras profissionais e o protótipo de uma câmera para consumidores. A fabricante japonesa também anunciou o lançamento de um serviço de vídeo no estilo do Netflix com conteúdo 4K.
Durante evento para imprensa na Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, Kazuo Hirai, executivo-chefe da Sony, destacou que muitos filmes já são capturados em 4K, mas passam por um processo de redução da resolução para serem lançados. "Queremos incentivar a produção de 4K no cinema, na TV e na publicidade", disse. A estratégia da Sony, que atua nas áreas de eletrônicos, música, cinema e TV, é usar todos esses ativos para promover a tecnologia.
Nos Estados Unidos, a Fox Sports tem feito transmissões de futebol americano com 4K. A tecnologia é usada para dar qualidade aos replays das jogadas. No Brasil, a TV Globo vem fazendo testes com a tecnologia. No começo do ano, o Carnaval do Rio foi filmado em 4K em parceria com a Sony.
Valor
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP