segunda-feira, 26 de fevereiro, 2024

Bebidas impulsionam varejo alimentar

A Scanntech, empresa de inteligência para o varejo alimentar, destaca um cenário positivo no início de 2024. Segundo dados captados em mais de 40 mil pontos de vendas (PDVs) no comparativo de janeiro deste ano com o mesmo período de 2023, o crescimento em volume atingiu 1,1%. Tal incremento, aliado à elevação nos preços de 2,9%, impulsionou o faturamento do mês, registrando um aumento de 4%.
O segmento de Bebidas despontou como protagonista desse avanço, apresentando um impressionante crescimento de 7,3% no faturamento de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os destaques do faturamento estão o refrigerante com crescimento de 12,3%, o suco com 14,6% e água com 19,5%. Por outro lado, foi registrada queda de 15% e 3,6%, respectivamente nas bebidas alcoólicas, gin e whisky.
܂Em seguida, as vendas de perecíveis evidenciaram uma ascensão de 6,7% no faturamento, destacando-se como uma das principais alavancas do canal alimentar neste início de ano.
No entanto, a Mercearia Básica manteve sua tendência de retração, marca do ano de 2023. No último mês de janeiro, em comparação com o ano anterior, a cesta registrou uma queda de 1,2% no faturamento e de 1,1% nas vendas em volume, mesmo diante de uma ligeira redução de preços, de 0,1%. O destaque no faturamento do setor foi o arroz com aumento de 35,3% e o açúcar com 7,8%. Negativamente impactando o faturamento está óleo, leite e café, com quedas de 22,4%, 10% e 8,7%.
.
TOP 10 CATEGORIAS EM CRESCIMENTO DE FATURAMENTO – Jan’24 x Jan’23
- Produtos Porcentagem de crescimento e maior contribuição no faturamento
Arroz__________35,3%
Polpa Fruta_____29,1%
Agua De Coco___25,0%
Azeite__________23,1%
Goma De Mascar_20,9%
Água___________19,5%
Creme Capilar___16,0%
Suco___________14,6%
Energético______12,5%
Cigarro_________12,5%
.
- Bebidas impulsionam varejo alimentar
Tanto os supermercados quanto os atacarejos regionais experimentaram um aumento nas vendas em volume, o que impactou positivamente o faturamento de ambos os canais no primeiro mês do ano. Os supermercados se destacaram com o maior crescimento de faturamento de 4,3%, enquanto os atacarejos tiveram aumento de faturamento de 2,7%, porém, líder no crescimento das vendas em volume com 2,1% frente 0,8% dos supermercados.
No que diz respeito à regionalização, o Nordeste emergiu com o maior crescimento de faturamento em janeiro de 2024 (5,5%) em relação ao mesmo período do ano anterior, seguido pelas regiões Norte (5,1%) e Centro-Oeste (5%). Em contrapartida, o estado de São Paulo apresentou o menor crescimento no mês (3,4%), ficando aquém da média nacional, de 4,0%. Acompanhando os paulistas estão Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o Sul com respectivamente, 3,8% e 3,5%.
Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados revelam um panorama de resiliência e dinamismo do varejo alimentar, com setores específicos impulsionando o crescimento das vendas em diferentes regiões do país.
https://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/bebidas-impulsionam-varejo-alimentar Engarrafador Moderno - 23/02/2024
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP