segunda-feira, 18 de setembro, 2023

Origin e Husky se aproximam do bio PET

Já condecorado como único polímero reciclado permitido para contato com alimentos, PET ganha chances de aumentar seu cacife de plástico sustentável aproximando-se da condição de biomaterial. Até hoje um brilho nos olhos de seus idealizadores, o poliéster de fonte renovável ensaia florescer com o desenvolvimento a quatro mãos da norte-americana Origin Materials, focada em soluções químicas e poliméricas avessas a fontes fósseis, e a canadense Husky, regente mundial dos sistemas de injeção de pré-formas e embalagens.
O sonho ganha contornos de realismo com o anúncio, pelos dois parceiros, do vitorioso desenvolvimento de um polímero híbrido, à base de PET reciclável e do biomaterial ácido furandicarboxílico (FDCA), originário de respíduos de madeira e que, via plataforma tecnolóogica da Origin, transforma o carbono gerado pelo refugo em materiais úteis. Conforme noticiado no site da Origin, FDCA é um insumo químico, também definido como copolímero pela empresa sua criadora, e ressaltado como adequado a aplicações como em poliésteres, poliamidas, poliuretanos, resinas de revestimento (coating) e plastificantes. FDCA também é o precursor do biopolímero denominado polietileno furanoato.
A mistura de PET convencional com FDCA resultou numa bio solução reciclável. Origin e Husky enaltecem propriedades de seu material híbrido como superiores às do PET derivado de fontes fóssseis, caso de características mecânicas e poder de barreira, convergindo para maior shelf life. O grade de PET/FDCA passou pelo crivo de corridas em linhas de injeção de pré-formas da Husky, a seguir convertidas em garrafas em sopradora à parte.
Para engrossar o vento a favor da resina sem DNA no petróleo, vale lembrar que já está disponivel na praça internacional a versão bio de monoetileno glicol (MEG), matéria-prima que, aliada ao ácido tereftálico púrificado (PTA), resulta em PET.
https://plasticosemrevista.com.br/origin-e-husky-se-aproximam-do-bio-pet/ plásticos em revista - 15/09/2023
Produtos relacionados
Comprar PET
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP