quarta-feira, 09 de agosto, 2023

Indorama Ventures triplica capacidade de reciclagem de PET em MG

A Indorama Ventures, uma das maiores produtoras de resina de Polietileno Tereftalato (PET) reciclado do mundo, anunciou a conclusão da expansão de sua fábrica de reciclagem em Juiz de Fora (MG), com o apoio de um “blue loan” (instrumento pelo qual os fundos arrecadados são certificados e monitorados exclusivamente para projetos que apoiam uma blue economy, ou seja, o uso sustentável dos recursos dos oceanos para o crescimento econômico) da International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial.
A unidade de reciclagem aumentou sua capacidade de produção de 9 mil para 25 mil toneladas por ano de PET feito a partir de material reciclado pós-consumo (PET-PCR), possibilitando que a empresa contribua para a redução dos resíduos plásticos enviados para aterros sanitários e oceanos. O investimento criará mais de 40 empregos verdes em Juiz de Fora.
A expansão faz parte da missão da Indorama Ventures para 2030 de continuar construindo uma empresa globalmente sustentável. Os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa incluem o investimento de 1,5 bilhão de dólares para aumentar a capacidade de reciclagem para 50 bilhões de garrafas PET por ano até 2025.
“A expansão da instalação de Juiz de Fora terá um impacto significativo na promoção de uma economia circular para o PET no Brasil. Por ser a única instalação de reciclagem da Indorama Ventures no país, somos gratos à IFC por esse empréstimo, reforçando a importância do Brasil como líder em sustentabilidade. É também um reconhecimento da excelência e potencial de nossas operações”, afirma Flávio Assis, gerente da Unidade de Juiz de Fora da Indorama Ventures.
A companhia investiu 20 milhões de dólares para otimizar os processos e adquirir novos equipamentos, como máquinas para remover etiquetas, triturar garrafas e reduzir o consumo de água em 70%.
“Estamos trabalhando para garantir que nossas embalagens sejam totalmente circulares. As marcas no setor de consumo também estão abraçando a sustentabilidade e estão usando mais embalagens circulares em seus produtos”, ressalta Maximilian Yoshioka, diretor de Negócios PET da Indorama Ventures no Brasil.
O investimento na expansão da instalação de reciclagem é parte do empréstimo concedido pela IFC com o objetivo de aumentar a capacidade de reciclagem da Indorama Ventures em cinco países. “Este é o primeiro blue loan da IFC focado exclusivamente no combate à poluição plástica nos oceanos. Trabalhar em conjunto com um líder global dessa indústria demonstra o compromisso mútuo com a sustentabilidade”, diz Carlos Leiria Pinto, gerente-geral da IFC no Brasil.
A Indorama Ventures assegurou um total de 2,4 bilhões de dólares em financiamentos sustentáveis de longo prazo de várias instituições financeiras nacionais e internacionais entre 2018 e 2022. Os recursos estão apoiando os projetos de expansão e sustentabilidade da empresa.
https://embalagemmarca.com.br/2023/08/indorama-ventures-triplica-capacidade-de-reciclagem-de-pet-em-mg/ EmbalagemMarca - 08/08/2023
Produtos relacionados
Comprar PET
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP