quinta-feira, 29 de junho, 2023

Yakult obtém registro de alto renome de marca e garante proteção da embalagem

O leite fermentado Yakult conseguiu reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como marca de alto renome. A Justiça entendeu que a marca tridimensional que representa o frasco da bebida “detém suficiente grau de distintividade e exclusividade” para ganhar o registro.
Isso significa que a embalagem símbolo da marca da multinacional japonesa ficará protegida em todos os ramos de atividades por dez anos. “Como a proteção agora é em todas as classes de produtos e serviços independente de se há ou não registro da Yakult naquela classe específica, nenhum fabricante pode usá-la para identificar quaisquer produtos ou serviços sem autorização”, explica a advogada Luiza Araripe, cujo escritório, Araripe Advogados, representou a companhia no caso.
A empresa, que havia entrado com o pedido em abril de 2020, precisou comprovar que o frasco de Yakult era amplamente reconhecido pelos brasileiros; tinha reputação e prestígio entre os consumidores, além de suficiente grau de distintividade e exclusividade no mercado. Na decisão, o INPI destacou que, mesmo sem o rótulo, a embalagem era associada pelos consumidores ao produto.
Para o Instituto, são consideradas de alto renome as marcas que são amplamente conhecidas e prestigiadas no mercado. Santander, Google, WhatsApp, Gillette, Yahoo, TeleSena e Waze são marcas que também conseguiram o registro em 2023.
https://embalagemmarca.com.br/2023/06/yakult-obtem-registro-de-alto-renome-de-marca-e-garante-protecao-da-embalagem/ EmbalagemMarca - 28/06/2023
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP