segunda-feira, 11 de setembro, 2017

Empresa aposta na venda de produtos próximos da data de vencimento

Uma tendência de negócio já comum no exterior e que chegou ao Brasil é o mercado de produtos com data próxima ao vencimento.
Dois empresários de São Paulo criaram um e-commerce para vender estes itens. Com um 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçadas por ano em todo o mundo, entre eles estão os produtos que passam do prazo de validade e encalham nas prateleiras dos supermercados.
Gustavo Zanetti pensou em um jeito prático de vender e reduzir o desperdício. Ele e o sócio investiram R$ 1 milhão para montar um e-commerce que só vende itens que estão perto da data de vencimento.
O e-commerce faz parceria com lojas e fabricantes e anuncia os produtos com preço 30% mais barato. Se o comprador retira o produto na loja, o dono da marca para R$ 49 por mês para a plataforma. Se o e-commerce cuida de toda operação, o dono da marca paga uma mensalidade a partir de R$ 99.
Atualmente, o e-commerce já conta com 50 parceiros e 10 mil compradores cadastrados.
Como funciona
A startup pega os produtos, armazena em um imenso galpão, vende, faz a entrega e descarta quando passar do prazo de validade.
A melhor parte é que convencer os lojistas a entrar no esquema não foi um problema. Eles já costumam baixar o preço de produtos com data de validade no limite.
Em um Pet Shop parceiro, por exemplo, quando faltam três meses para uma ração vencer, ela é colocada em promoção. Se não vender mesmo assim, o produto é encaminhado para o e-commerce. Com isso, o prejuízo com produtos que sobraram caiu 50%.
G1 - 10/09/2017
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP