quarta-feira, 15 de março, 2017

Catuaba Selvagem eleva receita da Arbor em 55%

Entre as bebidas que já foram sucesso em décadas passadas e ganharam relevância nacional está a Catuaba Selvagem - uma mistura de vinho, guaraná e das plantas catuaba e marapuama - produzida pela Arbor Brasil. Marco Tulio Hoffmann, diretor da Arbor, disse que as vendas da companhia cresceram 55% em volume no ano passado e neste ano devem aumentar mais 30%, para 38 milhões de hectolitros.
"O crescimento no ano passado surpreendeu, a expectativa era de um crescimento de 30%. Acredito que em 2017 isso possa acontecer também, considerando o desempenho até agora", afirmou Hoffmann. Segundo ele, nos dois primeiros meses do ano.
O avanço da marca é explicado por alguns fatores. Um deles é o preço. A garrafa de 300 mililitros é vendida, em média, a R$ 6, e a garrafa de 1 litro, a R$ 12 - um valor intermediário entre uma cerveja e um vinho, sendo que a bebida tem um teor alcoólico mais alto, de 16,5%. A cerveja tem 5% e o vinho, entre 9% e 11%. Para se ter uma base de comparação, uma garrafa de 600 ml de Heineken ou de Budweiser é vendida no varejo por cerca de R$ 6. O vinho Country Wine, da Vinícola Aurora, sai a partir de R$ 13, a garrafa de 750 ml.
Outros fatores que favorecem o consumo da Catuaba Selvagem em relação a outras bebidas é a garrafa plástica - que facilita o transporte em relação às garrafas de vidro - e o fato de a bebida não deixar a sensação de estufamento da cerveja.
Hoffman acrescenta como fatores de estímulo ao consumo o desenvolvimento de campanhas de marketing voltadas para públicos de todas as classes sociais, e a expansão da distribuição do produto para hipermercados, supermercados e atacarejo. "Até os anos 2000, a Catuaba Selvagem era vendida quase que exclusivamente em bares, no mercado de doses. A ampliação para o varejo permitiu sair de uma venda de 1,1 milhão de caixas em 2000 para 2,6 milhões em 2016", disse.
Hoffmann disse que a bebida é produzida em Teresópolis (RJ) em dois turnos e pode ampliar a produção sem a necessidade de uma nova fábrica. A Arbor Brasil, que também produz o vinho Cantina da Serra, a cerveja Therezopolis, o energético Red Hot e a ice Sym, tem outra fábrica em Flores da Cunha (RS). As vendas da catuaba e do vinho respondem por 70% a 80% do volume produzido e da receita da companhia, da ordem de R$ 500 milhões.
Supermercado Moderno - 14/03/2017
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