terça-feira, 16 de agosto, 2016

Startup brasileira transforma embalagens vazias em benefícios para o cidadão

Como uma embalagem vazia e sem utilidade pode se transformar em oportunidade para o consumidor? Foi com essa ideia e pensando em reciclar para o mundo que a startup Triciclo lançou seu primeiro projeto: a Retorna Machine, idealizada para oferecer benefícios aos cidadãos por meio da logística reversa e incentivar a participação voluntária da população na coleta seletiva.
Em menos de um ano, as 17 máquinas espalhadas por São Paulo já coletaram mais de 300 mil embalagens, totalizando cerca de 4 toneladas de garrafas pet e aproximadamente 2 toneladas de alumínio. Com isso, mais de R$ 6 mil reais foram revertidos em bônus nas faturas de energia e recarga no vale transporte.
A Retorna Machine é um gerenciador de resíduos sólidos e funciona como um programa de fidelidade. Para participar é necessário que a pessoa interessada tenha ou faça seu cadastro em uma das máquinas da Triciclo, pelo site Retorna Machine ou pelo app. A máquina reconhece o material por meio de um leitor de código de barras​ e computa pontos Triciclo no perfil do cidadão. Com o programa de fidelidade a pessoa então poderá optar pelo resgate de pontos no bilhete único, em descontos na conta de luz ou, caso queira, doar os pontos para duas instituições parceiras da Triciclo: a ONG Projeto Arrastão e a Casa do Zezinho.
“Nosso objetivo é oferecer soluções criativas para o desenvolvimento sustentável e inserir entidades e a comunidade dentro de tal contexto”, explica Felipe Lagrotta Nassar Cury, co-fundador da Triciclo. “O que buscamos é incentivar os cidadãos a transformarem embalagens vazias, que podem ser um problema para o meio ambiente, em benefício para si e para a sociedade como um todo”, finaliza Cury.
Localidades da Retorna Machine
Estações do metrô Pinheiro, Faria Lima e Sé; Arena Transformados; e-Business Park; Emporium São Paulo; Hotel Ibis Paraíso; Hospital Sírio Libanês, Raposo Shopping e em 8 lojas Carrefour.
Celulose on line
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP