sexta-feira, 10 de junho, 2016

Chuva e frio afetam produção de rosas e elevam preço em cidades da região

O excesso de chuva e o tempo frio prejudicam a produção de rosas em cidades como São Carlos e Araras (SP) e fazem com que o preço da flor fique mais caro. Na floricultura do comerciante Flávio Nóbrega, o botão que na semana passada era vendido por R$ 3 agora custa R$ 4. Os arranjos também tiveram um aumento de 20% em relação ao ano passado.
“A rosa é o produto mais visado neste momento, pois está ligada ao lado do amor, porém há os clientes que vão ter outras opções de flores para compensar esse aumento”, disse o comerciante.
Frio prejudica produção
A explicação para a alta do preço começa na plantação. Esse tipo de flor precisa de calor para se desenvolver e, com o tempo frio e chuvoso, a produção despenca.
No sítio do produtor Benedito de Oliveira, em Araras, a produção caiu mais da metade, de 6 mil para 2 mil botões por dia.
“O frio acaba parando o crescimento dela. No calor, com 30 dias já estamos colhendo, mas no frio demora de 45 a 50 dias”, disse.
A câmara fria usada para estocar as rosas está vazia e o produtor afirma que, se tempo continuar assim, vai faltar produto no mercado.
Nem estufas escapam
Mesmo quem produz as flores em estufas não consegue escapar dos efeitos do clima. O frio também atrapalha o crescimento das rosas dentro das estruturas.
Em São Carlos, a estufa do produtor Fernando Almeida Barbosa está cheia de botões, mas com o tempo nublado eles não desabrocham. Segundo ele, a maioria vai abrir só depois do Dia dos Namorados.
“Geralmente na época quente um botão demora uns 8 dias para a colheita. Quando está frio, no mínimo 12”, disse.
Tradição
Mesmo com o produto em falta no mercado, tem gente faz questão de manter a tradição na data mais romântica do ano.
A comerciante Maraísa Paganelli é casada há 36 anos e já está de olho no arranjo de rosas que quer ganhar do marido.
“Rosa é sempre uma flor especial, acho que todas gostam de ganhar. Não sei se está mais caro ou não, mas acho que tem que dar um jeitinho de comprar uma rosa”, disse.
O estudante Guilherme Vontobel concorda. “Está bem difícil de achar, o preço aumentou, mas para ser romântico tem que ser com rosas e não tem como não dar para a pessoa amada essa flor tão linda”, disse.
G1
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP