quarta-feira, 21 de outubro, 2015

Forno de Minas quase triplica lucro no 1º semestre e busca aquisições

A companhia de alimentos Forno de Minas quase triplicou seu lucro líquido no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2014, conforme balanço informado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
São as primeiras demonstrações contábeis da companhia divulgadas após seu pedido de registro como companhia aberta, feito em agosto.
Os números vêm a público em meio à expectativa do mercado de que a fabricante de pães de queijo possa se tornar a primeira empresa a abrir o capital neste ano com uma oferta de ações de esforços restritos, conforme noticiou o Valor no início deste mês.
A Forno de Minas, comandada por Helder Mendonça, registrou lucro líquido de R$ 7,2 milhões no primeiro semestre. Em igual intervalo de 2014, foram R$ 2,6 milhões. As receitas cresceram 16,5% na mesma base de comparação, para R$ 105,6 milhões.
O incremento de receitas foi puxado por avanço de 13,2% no segmento de varejo, para R$ 65,2 milhões, em decorrência de aumento de preços aplicado em março - em 2014, a remarcação ocorreu apenas em junho.
No segmento de "food service" (ou alimentação fora do lar), as receitas cresceram 37,8% no semestre, a R$ 29,4 milhões, impulsionadas por mudança na estrutura operacional, com a adoção de uma equipe dedicada à divisão. Em laticínios, houve um recuo de 6,6% no faturamento, para R$ 11,1 milhões.
No semestre, a alta de custos da companhia foi de apenas 0,85% frente ao ano anterior, resultado de queda nos insumos e volume vendido constante, com aumento de preços e melhor utilização da capacidade produtiva. Assim, diante da alta de receitas, o lucro bruto cresceu 39,4% no período, para R$ 51,5 milhões.
As despesas operacionais avançaram 18,1% de janeiro a junho, na comparação anual, puxadas por aumento da despesa de frete, para R$ 19,3 milhões. Ainda assim, o resultado operacional mais do que dobrou, passando de R$ 5,4 milhões no primeiro semestre de 2014, para R$ 14 milhões na primeira metade deste ano.
A Forno de Minas detinha 47,5% de participação no mercado de pão de queijo em maio, conforme dados da consultoria Nielsen.
Com relação à estratégia de aquisições, a Forno de Minas destaca em seu balanço que prossegue "em busca de oportunidades para expansão da sua atuação nos mercados atuais e em mercados potenciais de atuação da companhia".
Valor Economico
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