terça-feira, 21 de outubro, 2014

Venda de importados cai 28,6% em agosto

São Paulo
A queda de 28,6% das vendas de veículos importados em agosto na comparação anual frustrou a expectativa da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) de que a recuperação do setor aconteceria já no segundo semestre do ano.
Para a entidade, o recuo é resultado, sobretudo, da falta de demanda e não de crédito. Diante do cenário, a direção da associação não prevê uma recuperação do setor no médio e curto prazo.
"Nosso problema é de demanda, não é de crédito. Pode até ser um estímulo, mas não vai ser suficiente para a contribuição que precisamos", afirmou o presidente da Abeifa, Marcel Visconde, ao comentar os resultados de agosto. Para ele, por mais que haja estímulos ao crédito por parte do governo e de bancos para incentivar o consumo, essas medidas não estão mais caindo no gosto do consumidor final, porque "não trazem novidades".
Segundo ele, o grande problema da baixa demanda hoje é a falta de confiança. "Vemos o consumidor com pouca crença em relação ao futuro", disse.
Visconde afirma que essa falta de confiança é resultado, entre outros motivos, da atividade econômica mais fraca, evidenciada por dados do PIB em recessão técnica, e da expectativa das eleições. Ele destaca que, para setembro, o mercado deve cair ao redor de 7% ou 8%, completando o terceiro trimestre em queda em torno de 12%. Para o quarto trimestre do ano, ele espera que as vendas devam ser impulsionadas em razão do Salão do Automóvel.
Para 2014, a Abeifa revisou pela segunda vez a projeção de vendas, de 100 mil para cerca de 90 mil, mesmo patamar de 2013. No início do ano, a estimativa era de 120 mil carros.
Diário Comercio Indústria & Servços - 04/09/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP