Thursday, February 15, 2018

Rede inglesa é alvo de processo bilionário por pagar menos a mulheres

Enquanto o Reino Unido obriga as empresas a divulgarem a diferença salarial entre homens e mulheres, a maior empregadora privada do país enfrenta uma enorme ação judicial de trabalhadoras que se sentem tratadas injustamente.
Uma grande rede de supermercados inglesa é alvo de queixas que, segundo o um escritório de advocacia local, poderiam somar quatro bilhões de libras (US$ 5,6 bilhões). O escritório sustenta que as trabalhadoras das áreas abertas ao público das lojas recebem salários injustamente inferiores que os colegas funcionários de armazém do sexo masculino e afirma que mais de 200 mil trabalhadores têm direito a indenização.
“Definitivamente não deveria haver discussão de que as trabalhadoras das lojas, em comparação com os trabalhadores dos centros de distribuição, contribuem pelo menos com a mesma parcela dos vastos lucros da rede”, disse advogada. A varejista afirma que não recebeu as queixas.
As queixas coincidem com a implementação de novas regras no Reino Unido que exigem que toda empresa que emprega mais de 250 pessoas revele a disparidade salarial entre homens e mulheres até abril. A rede está particularmente exposta devido ao seu tamanho e também pela campanha recente para adicionar milhares de trabalhadores às lojas em uma tentativa de suavizar a imagem de empresa intransigente entre os consumidores britânicos.
Os funcionários das lojas da varejista recebem em torno de 8 libras por hora e os colegas dos centros de distribuição podem chegar a ganhar mais de 11,50 libras, segundo advogada. O escritório afirma que foi abordado por mais de 1.000 funcionárias e ex-empregadas da rede de supermercados.
Maiores salários
A rede de supermercados informou anteriormente que os homens receberam em média 14% a mais do que as mulheres no período de um ano até abril de 2016. Dos trabalhadores da varejista com salários mais baixos, 62% são mulheres, mas apenas 41% dos trabalhadores mais bem pagos são mulheres. Um porta-voz da rede disse que a empresa “trabalha duro para garantir que todos os nossos colegas sejam pagos de forma justa e igualitária pelas tarefas que realizam”.
“Se as funcionárias da supermercadista tiverem sucesso na ação, todas as grandes varejistas, e até mesmo empresas em geral, podem ficar expostas a uma onda de litígios por diferenças salariais entre gêneros”, disse outro advogado trabalhista da região.
Supermercado Moderno - 09/02/2018
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP