Tuesday, January 16, 2018

Vendas do GPA Alimentar totalizam 44,6 bilhões em 2017

O GPA (Grupo de Açúcar) comunicou nesta segunda-feira (15/1) os resultados da varejista no quarto trimestre de 2017 e também no ano todo. No segmento alimentar (Multivarejo + Assaí), as vendas líquidas totalizaram R$ 44,6 bilhões e crescimento de 4,3% no conceito mesmas lojas em 2017. No quarto trimestre do ano passado, a receita líquida foi de R$ 12,5 bilhões, com alta de 3,5% em mesmas lojas.
No canal Multivarejo (bandeiras Extra e Pão de Açúcar) as vendas líquidas totais alcançaram R$ 26,1 bilhões em 2017 e R$ 7,1 bilhões de outubro a dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2016.
O negócio multivarejo teve uma queda de 4,9% em total de lojas e de 0,6% em mesmas unidades no quarto trimestre de 2017. De acordo com o comunicado, a performance de vendas foi afetada negativamente pela: deflação das categorias de alimentos, com maior intensidade nos produtos sazonais de Natal; e continuidade da migração de canais em função do cenário econômico.
O relatório ainda informou que o Extra Hiper seguiu apresentando um bom desempenho de vendas entre as bandeiras, tanto no trimestre como no ano, impulsionado pelo desempenho das categorias de não alimentos. O Pão de Açúcar apresentou crescimento de volumes, mesmo tendo sido afetado pelo processo de reforma de 50 lojas no trimestre (11 reformas full e 39 light) que representam cerca de 35% das vendas do formato. Em 2018 a bandeira segue com o plano de reformar cerca de 20 lojas no conceito full.

Na bandeira de atacarejo, o Assai registrou receita líquida de R$ 5,4 bilhões de outubro a dezembro, com crescimento total de lojas de 28,2% e de 10,7% no conceito mesmas lojas. No ano de 2017, as vendas registram R$ 18,4 bilhões.
Segundo o comunicado da companhia, os efeitos da deflação alimentar foram absorvidos pelo crescente desempenho do fluxo cliente e do volume; pelo sucesso do ‘Aniversário Assaí’ no mês de outubro e pelo êxito da ‘Black Friday’ realizada pela primeira vez na bandeira, com destaque na categoria de bazar. No período foram inauguradas 11 lojas, sendo 8 conversões e 3 orgânicas, totalizando 20 novas lojas no ano.
Supermercado Moderno - 15/01/2018
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP