Tuesday, August 12, 2014

AkzoNobel cria copo de papel totalmente compostável e reciclável

11.08.2014
Graças à nova tecnologia de revestimentos da AkzoNobel - o EvCote™ Water Barrier 3000 - um produto pioneiro no mercado feito a partir de óleos vegetais e garrafas PET recicladas, os estabelecimentos podem agora servir suas bebidas frias em um copo mais sustentável. Estes copos não exigem qualquer mudança no ciclo de reciclagem ou tratamento especial e são totalmente compostáveis e recicláveis.
"Esta é uma inovação que poderá gerar um significativo impacto no que diz respeito a benefícios econômicos e ambientais para toda cadeia de valor. A nova tecnologia de revestimentos ajudará donos de restaurantes e produtores de copos a reduzirem seus resíduos", explicou Conrad Keijzer, membro do Comitê Executivo da AkzoNobel responsável por Performance Coatings.
"Já há um forte interesse em nossos produtos e acreditamos que ele desencadeará uma grande transformação na produção de copos de papel, tal qual a mudança há cerca de 40 anos de produtos à base de cera para os de Polietileno atualmente usados", acrescentou AB Ghosh, Diretor Geral de Industrial Coatings.
Cerca de 200 bilhões de copos de papel são usados em todo o mundo anualmente, mas hoje em dia nenhum pode ser reciclado sem gerar altos custos ou sem diminuir muito a qualidade da fibra de papel. Isso faz com que esta nova tecnologia seja excepcional, uma vez que, quando o papel revestido com o EvCote™ é reciclado, a qualidade da fibra de papel permanece intacta - assim o papel pode ser reutilizado na produção de outros produtos do mesmo material. Em alguns casos, por conta das fibras serem reforçadas com o revestimento, o papel produzido a partir de resíduos pode até mesmo se tornar mais resistente que o original, que não recebeu a aplicação do produto.
Uma vantagem adicional é que ele permite que as usinas de papel reusem 100% do resíduo de papel gerado no processo de produção, o que gerará uma economia significativa. Atualmente, todo esse resíduo está sendo enviado para aterros sanitários. A quantidade de resíduo de papel gerado no processo de produção é tão grande que daria para envolver completamente o Empire State Building 6300 vezes.
"O papel representa o maior custo para os fabricantes de copos, dessa forma, a reciclagem da sobra industrial trará benefícios financeiros e ambientais", acrescentou Gil Sherman, Gerente de Desenvolvimento de Mercado de Revestimentos para Papel da AkzoNobel. "Com o crescimento do bio-PET, o EvCote™ se torna uma opção para nos desligarmos completamente da cadeia de fornecimento do petróleo, uma vez que agora podemos oferecer aos nossos clientes um substituto para filmes PE à base de petróleo".
Feito com até 95% de material sustentável ou renovável, os revestimentos EvCote™ protegem superfícies de papel contra água, gordura e umidade. Eles podem ser usados em inúmeros produtos, incluindo embalagens de papelão ondulado e dobrável, embalagens para transporte de bebidas e embalagens de comida.
O desenvolvimento de inovações como os revestimentos EvCote™ fazem parte da abordagem de sustentabilidade Planet Possible da AkzoNobel. Eles contribuirão para a iniciativa da empresa conhecida como Human Cities (Cidades Humanas), que visa criar cidades mais limpas e habitáveis.
Embanews - 11/08/2014
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP