terça-feira, 21 de junho, 2022

Monitor do PIB aponta avanço de 0,3% na atividade econômica em abril

O Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), aponta crescimento de 0,3% na atividade econômica em abril, na comparação com o mês anterior, considerando-se dados com ajuste sazonal. Ante o mesmo período de 2021, a economia avançou 3,6% em abril e registrou expansão de 2,8% no trimestre móvel encerrado em abril.
“O crescimento de 0,3% do PIB em abril em comparação a março é o terceiro consecutivo, embora seja a uma taxa menor que as anteriores”, nota Juliana Trece, coordenadora da pesquisa da FGV.
Segundo o levantamento, o consumo das famílias aumentou 4,8% no trimestre até abril em comparação ao mesmo período do ano anterior. O consumo de serviços (7,5%), de bens não duráveis (2,1%) e de bens semiduráveis (13,3%) foram os responsáveis por esse crescimento. Em contrapartida, o consumo de bens duráveis foi o único componente em queda.
A formação bruta de capital fixo apresentou retração de 5,2% no trimestre terminado em abril, perante um ano antes. Esse resultado negativo foi influenciado pela elevada queda no componente de máquinas e equipamentos (-10,7%).
A exportação de bens e serviços, segundo a FGV, teve crescimento de 1,5% no trimestre móvel que terminou em abril em comparação ao mesmo período de 2021. A exportação de bens intermediários, de bens de consumo e de produtos agropecuários reduziram muito sua contribuição nas exportações, o que explica o menor crescimento das exportações de bens.
Já a importação de bens e serviços apresentou retração de 8,2% no trimestre móvel encerrado em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa queda foi influenciada principalmente pelo desempenho negativo na importação de bens intermediários (-14,5%), pontua a FGV.
No 1º trimestre, o PIB do Brasil avança 1%, impulsionado por serviços.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/21/monitor-do-pib-aponta-avanco-de-03percent-na-atividade-economica-em-abril.ghtml g1 - 21/06/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP