sexta-feira, 13 de maio, 2022

Três processos do varejo que podem ser otimizados com Inteligência Artificial

As transformações digitais ocorridas nos últimos anos evidenciaram que a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada nos negócios. No caso da Inteligência Artificial (IA), trata-se de uma tecnologia que surgiu com o intuito de imitar a inteligência humana a fim de otimizar tarefas operacionais.
“Um dos principais desafios do segmento de Varejo é a competição pela preferência dos consumidores diante de tantos players, o que torna a necessidade de gerar uma experiência diferenciada aos clientes indispensável para os negócios. Por isso, as funcionalidades de análise de dados e aprendizagem da IA contribuem para a descoberta de insights comportamentais poderosos sobre os usuários, além de otimizar processos internos, resultando no aprimoramento de toda a jornada de compra e venda”, pontua Gustavo Almeida, CEO da Take.
Pensando em destacar as vantagens da Inteligência Artificial para o setor varejista, o executivo listou três processos que podem ser otimizados pela tecnologia:
.
1. Gerenciamento do estoque
Uma das habilidades da IA é a captura e a análise de dados. Isso possibilita usar o recurso para gerenciar o estoque em tempo real com base no comportamento dos consumidores. Ou seja, a partir da tecnologia, o lojista consegue visualizar a quantidade e os tipos de produtos que devem ser comprados ou distribuídos.
2. Precificação
A Inteligência Artificial permite o estabelecimento de um preço dinâmico, que é calculado com base em fatores externos que muitas vezes passam despercebidos, mas que apresentam um impacto no valor a ser cobrado, auxiliando a chegar em uma precificação competitiva no mercado. Alguns exemplos são estratégias da concorrência, preferências do consumidor, datas sazonais, margem de lucro e afins.
3. Atendimento personalizado
O robô virtual que funciona com base em IA é conhecido como chatbot. Esta tecnologia está presente em canais de atendimento ao cliente a fim de agilizar os pedidos e necessidades dos consumidores, tais como solução de problemas ou dúvidas. Além disso, é uma forma de registrar as conversas e posteriormente analisar o perfil de quem entrou em contato com a empresa.
https://www.supervarejo.com.br/tecnologia/tres-processos-do-varejo-que-podem-ser-otimizados-com-inteligencia-artificial/ superVarejo - 12/05/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2022 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP