quinta-feira, 15 de dezembro, 2022

Conheça as principais tendências para Infraestrutura e Operações em 2023

O Gartner anuncia as seis principais tendências que impactarão a área de Infraestrutura e Operações (I&O) nos próximos 12 a 18 meses.
“As transformações que as equipes de I&O enfrentam estão mudando as visões de como comprar, implementar e gerenciar soluções de tecnologia para obter os melhores resultados de negócios”, afirma Jeffrey Hewitt, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Além disso, o rápido aumento na complexidade das soluções e nos cenários de implementação está desafiando os líderes das áreas de Infraestrutura e Operações a explorarem habilidades, funções e gerenciamento de planos de carreira a partir de uma perspectiva diferente.”
As principais tendências serão:
.
1. Serviço de Acesso Seguro de Borda (SASE – de Secure Access Service Edge, em inglês) – O Serviço de Acesso Seguro de Borda é um produto de fornecedor único, comercializado como um serviço integrador capaz de viabilizar a transformação digital. Essa tendência conecta e protege usuários, dispositivos e locais enquanto eles trabalham para acessar aplicações de qualquer lugar. O Gartner prevê que os gastos mundiais dos usuários finais com recursos de SASE chegarão a US$ 9,2 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 39% em relação a 2022.
“O trabalho híbrido e a mudança implacável para a Computação em Nuvem aceleraram a procura pelo SASE”, diz Hewitt. “A adoção de um Serviço de Acesso Seguro de Borda permite que os usuários se conectem às aplicações com mais segurança e melhor eficiência no gerenciamento. As equipes de I&O que implementam esse serviço, devem priorizar soluções de fornecedores únicos e uma abordagem mais integrada”, explica o analista.
2. Tecnologia Sustentável – A tecnologia sustentável engloba a TI sustentável no contexto de uma empresa tecnologicamente habilitada para a sustentabilidade dos negócios e dos clientes. Essa tendência envolve quatro aspectos principais: a sustentabilidade ambiental, social, governança (agenda ESG) e econômica. De acordo com pesquisa do Gartner, 87% dos líderes empresariais do mundo esperam aumentar o investimento de suas organizações em sustentabilidade nos próximos dois anos, tendo a área de I&O adotando a sustentabilidade para apoiar as metas ESG de toda a organização. “As ações de Infraestrutura e Operações têm a oportunidade de serem partes fundamentais dos esforços de sustentabilidade empresarial”, destaca Hewitt. “Desde o crescimento sustentável dos Data Centers, com operação de recursos em Nuvem, até a adoção da economia circular de TI para dispositivos, o setor de I&O pode promover a otimização suportada pela tecnologia, proporcionando eficiência e alto desempenho dos ativos de infraestrutura.”
3. Engenharia de plataforma – A engenharia de plataforma permite o gerenciamento das ferramentas de vários componentes de tecnologias de infraestrutura, incluindo soluções como Gerenciamento de Recursos de Aplicações (ARM – de Application Resource Management), Gerenciamento de Performance de Aplicações (APM – de Application Performance Monitoring), Monitoramento de Experiência Digital (DEM – de Digital Experience Monitoring) e ferramentas de Condução de Plataforma Digital (DPC – de Digital Platform Conductor). Essa tendência permite a implementação de infraestrutura de autoatendimento, orientada aos usuários e que estendem o princípio de integração e entrega contínuas, promovendo agilidade, velocidade, eficiência, segurança e conformidade de I&O. O setor de Infraestrutura e Operações pode adotar a engenharia de plataforma determinando quais habilidades e lacunas de competência existem nas organizações de I&O e criando um plano para preencher essas lacunas. A adoção de práticas como a automação pode permitir o avanço dessas soluções de autoatendimento.
4. Inovação de valor sem fio – A área de Infraestrutura e Operações pode alavancar várias tecnologias sem fio para estender as oportunidades de disrupção dos negócios indo além da conectividade. As sobreposições entre várias tecnologias, incluindo Wi-Fi, 5G, Bluetooth e Alta Frequência, facilitam as soluções de conectividade e criam oportunidades de inovação. “A inovação de valor sem fio cria um retorno escalável sobre o investimento sem fio e torna as redes uma plataforma de inovação estratégica”, afirma Hewitt. “No entanto, há uma complexidade significativa em jogo e várias novas habilidades são necessárias para alcançar essa inovação, como recursos de integração wireless e experiência de implementação de rastreamento sem fio”.
5. Plataformas de Nuvem de Setor – A Nuvem Pública não atende todos da mesma forma e com os mesmos formatos. Nesse cenário, as Plataformas de Nuvem disponíveis na indústria são uma alternativa para as empresas que compram diversas ofertas de Nuvem, ao oferecer uma solução pré-integrada e que coincide com as necessidades específicas de seu mercado vertical. As Plataformas de Nuvem de Setor são uma combinação de serviços tradicionais em Cloud com funcionalidades personalizadas e específicas. Assim, as organizações estão se voltando para essas soluções e procurando acelerar o tempo de valorização, alavancar a capacidade de composição com o objetivo de criar produtos e serviços digitais diferenciados, além de se beneficiar de inovações em vários setores. O Gartner prevê que, até 2027, mais de 50% das empresas usarão Plataformas de Nuvem de Setor para acelerar suas iniciativas de negócios.
6. Aquecimento na competição por talentos com habilidades específicas para o setor – Conforme a implementação digital continua a crescer, há uma demanda maior por uma ampla variedade de habilidades nas organizações de I&O. No entanto, há um pool de talentos limitado disponível para habilidades de alta demanda, incluindo especialização em Nuvem, automação e análise avançada. Simultaneamente, algumas empresas estão criando cargos de I&O em suas unidades de negócios, aumentando a competição interna por profissionais com essas habilidades.
“Embora a competição por novos talentos tende a criar mais oportunidades de carreira para os líderes de I&O, as lacunas nas organizações tendem a ficar mais difíceis de se preencher, criando desafios para reter os colaboradores”, afirma Hewitt. “Os líderes de I&O devem se tornar mais sofisticados em seu pensamento sobre a proposta de valor de suas equipes. O Gartner recomenda considerar ferramentas para identificar os requisitos de habilidades futuras e novas abordagens de treinamento para enriquecer as habilidades dos colaboradores existentes e diminuir o risco desses profissionais se mudarem para concorrentes ou para outras unidades de negócios.”
https://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/conheca-as-principais-tendencias-para-infraestrutura-e-operacoes-em-2023 Engarrafador Moderno - 14/12/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP