segunda-feira, 14 de outubro, 2019

Faltando mais de dois meses para o Natal, prateleiras de mercados já oferecem panetones

Mal começou outubro e várias lojas já expõem produto típico do Natal. A três meses da festa natalina, os panetones já podem ser encontrados nas prateleiras. E para atrair os consumidores, os principais fabricantes apostam em novidades. Para este ano, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é de que as vendas de panetone cresçam 5% na comparação com o Natal passado. A estimativa é de que o faturamento chegue a R$ 735 milhões. A fabricação do panetone começa em julho, quando são feitos os produtos para exportação, que vão para mais de 50 países. Em agosto, começa a produção nacional. A última fornada sai na primeira quinzena de dezembro. Levar o produto para as gôndolas dos supermercados três meses antes do Natal é estratégico, com o objetivo de alavancar as vendas. A principal aposta da Bauducco para este ano é o Chocottone Maxi Caramelo – massa com gotas de chocolate ao invés de frutas cristalizadas, recheado com caramelo, recoberto com chocolate ao leite e decorado com chocolate branco. Segundo a Bauducco, o chocottone, criado por ela há 40 anos, “é o responsável pelo rejuvenescimento da categoria e por liderar crescimento no segmento”. Por isso, a marca sempre aposta em incrementar a guloseima para conquistar mais clientes. Já a Arcor, outra grande fabricante de panetones, traz ao mercado este ano a versão alfajor, com massa de chocolate e fermentação 100% natural. Além do lançamento, a Arcor mantém a produção de outros sabores, lançados em natais passados: Petit Gateau, Paçoca Amor, Chocolate, Trufado, Brigadeiro Gourmet, Sonho e Sonho Doce de Leite. Segundo a Abimapi, apesar da grande variedade de recheios, o tradicional panetone com frutas cristalizadas e o com gotas de chocolate na massa respondem por cerca de 80% das vendas do produto. De acordo com o presidente-executivo da entidade, Cláudio Zanão, a inovação do produto, seja em recheio ou em embalagens personalizadas, agrega valor ao item natalino e ajuda a expandir o seu alcance entre os brasileiros. Panetone como presente Uma pesquisa realizada pela Abimapi mostrou que 20% dos lares brasileiros foram presenteados com panetone no Natal de 2018. A entidade aponta que os brasileiros têm relação afetiva com a guloseima e, por isso, ela fomenta um “mercado da saudade” no exterior. O levantamento da entidade mostrou que os Estados Unidos é o principal destino das exportações de panetone devido ao número de imigrantes brasileiros que lá vivem, justamente por conta do valor afetivo agregado ao produto. Ainda de acordo com a pesquisa, no último Natal foram vendidas 39 mil toneladas de panetone, 2,5% a mais que em 2017, que geraram faturamento de cerca de R$ 700 milhões. Nos Estados Unidos, foram vendidas cerca de 3 mil unidades, com faturamento estimado em US$ 8 milhões.
G1 - 13/10/2019
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