quinta-feira, 03 de outubro, 2019

Consumo de produtos de alumínio tem alta de 7,5 % no primeiro semestre

O consumo doméstico de produtos de alumínio cresceu 7,5% no primeiro semestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O volume total comercializado chegou a 731,8 mil toneladas – 626,1 mil toneladas de origem nacional e 105,7 mil toneladas importadas. Os números mostram que o mercado nacional mantém a tendência de recuperação registrada em 2018. O levantamento faz parte da pesquisa de mercado promovida pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). O segmento de embalagens é o que puxa a fila da ascensão, com um crescimento de dois dígitos no período: 11,1%. Esse bom desempenho reflete a alta no consumo de chapas de alumínio, empregadas na fabricação de embalagens. O produto registrou um volume de 349,6 mil toneladas no primeiro semestre, elevação de 16% em relação ao ano passado. Para o Presidente da ABAL, Milton Rego, é o segmento de embalagens que deve continuar sustentando o crescimento do setor nos próximos anos. Mantido o atual ritmo, Milton prevê que o consumo de produtos de alumínio seja retomado já no final deste ano ou no início de 2020, atingindo a cifra de 1,5 milhão de toneladas – nível já alcançado em 2013. “Chegamos até a imaginar um crescimento maior neste primeiro semestre. Mas, apesar da revisão para baixo, a nossa recuperação segue de forma consistente”, garante. No primeiro semestre de 2019, a Balança Comercial da Indústria Brasileira do Alumínio manteve superávit – US$ 781 milhões FOB, com exportações de US$ 1.794 milhões e importações de US$ 1.013 milhões. Os destaques foram as receitas provenientes das exportações de alumina.
ABRE - 30/09/2019
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