terça-feira, 26 de setembro, 2017

França quer proibir uso do glifosato até 2022, dizem jornais

São Paulo, 25/9 – Um dos herbicidas mais utilizados para o controle de erva daninha no mundo, o glifosato, deve estar com os dias contados na França. Isso porque o porta-voz do governo, Christophe Castaner, disse, nesta segunda-feira, 25, que o herbicida deve ser proibido a partir de 2022 para todos os fins, inclusive agrícola. Ainda de acordo com o porta-voz, em entrevista para a Agence France-Presse (AFP), nos próximos cinco anos o governo pretende avançar os debates para todos os pesticidas.
A Comissão Europeia estuda autorizar a comercialização do glifosato por mais 10 anos. Autoridades francesas, entretanto, acreditam que esse período seja muito longo, diante das incertezas dos seus efeitos na saúde dos agricultores.
De acordo com o jornal francês Le Monde, o anúncio do porta-voz do governo revoltou representantes do setor, como a Federação Nacional dos Agricultores (FNSEA, na sigla em francês). Segundo um representante da Federação, o bloqueio não faz sentido, na medida em que a Europa deve adotar um prazo maior.
Na sexta-feira, a AFP reportou que mais de 250 agricultores membros da FNSEA realizaram um protesto na Champs-Élysées, em Paris, contra a possibilidade de o governo proibir a importação de alimentos que utilizem o herbicida glifosato na sua produção.
IstoÉDinheiro – 25/09/2017
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP