segunda-feira, 10 de abril, 2017

Octavio Café diversifica canais e vai entrar nas vendas on-line

São Paulo - A rede de cafeterias Octavio Café lançará no começo de junho o comércio eletrônico da empresa e já vislumbra, em longo prazo, internacionalizar a marca e entrar no franchising. Estão previstas também a inauguração de cinco novas unidades neste ano e de mais seis operações em 2018.
"Já temos uma versão beta do e-commerce, e no começo de junho ele deve entrar em funcionamento", antecipou ao DCI o gerente de expansão da companhia, Jonas Picirillo. De acordo com ele, a empresa, que começou no ano passado o projeto de expansão das lojas físicas, tem planos também de internacionalizar a marca e de adotar o modelo de franquias.
Em relação à internacionalização, no entanto, ainda não há nada desenhado. "Está nos nossos planos, e já temos uma procura da Europa e dos Estados Unidos, mas não é nada concreto", afirma. Sobre a entrada no franchising, o executivo explica que deve ocorrer após a finalização do projeto de expansão, que prevê 25 lojas próprias até o final de 2020. "A ideia inicial são as lojas próprias, mas depois de finalizar a expansão com certeza vamos buscar um máster-franqueado como parceiro", afirma.
Atualmente, são quatro unidades em operação e mais cinco serão inauguradas neste ano, com previsão para serem lançadas a partir do segundo semestre. Picirillo conta que os pontos comerciais estão em negociação, mas que tudo indica que duas delas serão em shopping centers, uma no aeroporto de Guarulhos (SP), uma na Avenida Paulista e outra no bairro de Moema. A escolha dos pontos se deu por conta do fluxo de clientes, e pela população de cada região.
"O perfil das lojas será distinto de acordo com o público. Vamos buscar atender as demandas de cada região, e interagir com a comunidade", afirma o executivo, acrescentando que haverá também uma aposta forte no atendimento e na melhoria da experiência do consumidor. Em relação ao mix de produtos nas lojas, ele aponta que não haverá distinção de acordo com a unidade. Inicialmente, a previsão é que as lojas sejam de pequeno porte, variando de 70 metros quadrados até 150 metros quadrados. Mesmo assim, o executivo ressalta que nada impede que futuramente unidades de grande porte, aos moldes da primeira da rede, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, sejam inauguradas. "Óbvio que se houver alguma oportunidade vamos estar em cima."
Para 2018, ele conta que mais seis unidades já estão previstas, e que o plano da cafeteria, que faz parte do Grupo SolPanamby, é, até 2020, sair da Grande São Paulo e entrar em todo o Brasil, iniciando pela expansão no Sudeste.
Investimentos
O aporte para a abertura das cinco novas unidades neste ano vai variar de R$ 500 mil a R$ 1 milhão por loja. O executivo conta ainda que estão previstos para 2017 o investimento de mais R$ 250 mil em treinamento dos colaboradores e de cerca de R$ 500 mil para marketing e redes sociais.
Em relação a negociação dos pontos de venda, Picirillo afirma que não sentiu uma variação nos custos de ocupação por conta da crise econômica. "Estamos expandindo pensando na retomada e em construir uma marca mais próxima do nosso cliente", ressalta.
O cenário econômico, na visão do executivo, já mostrou uma leve melhora no início deste ano, que foi sentida no desempenho das lojas da rede. "Em 2016 o quadro estava muito difícil, mas este ano já vimos uma leve retomada."
DCI - 05/04/2017
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