quinta-feira, 02 de março, 2017

Produtos alimentares são os mais parcelados pelos brasileiros

O percentual de brasileiros que pagou algum tipo de parcelamento em dezembro de 2016 chegou a 41%, segundo a pesquisa Perfil Econômico do Consumidor da Fecomércio-RJ/Ipsos. Entre esse grupo, 50% escolheram o cartão de crédito como opção de financiamento, seguida de 36% via carnê e 13% por empréstimo bancário.
O levantamento mostra também que as principais razões para os financiamentos foram a compra de alimentos (29%), artigos de vestuário (28%), aquisição de eletrodomésticos (24%) e a renegociação de dívidas (16%).
Orçamento familiar
A pesquisa mostrou ainda que o orçamento familiar segue mais equilibrado em meio à conjuntura econômica. Em dezembro de 2016, 57% dos brasileiros informaram que o orçamento não teria sobras mas estava mais equilibrado, contra 18% com sobras e 24% com recursos insuficientes para cobrir todas as despesas do mês.
Para os 18% que disseram haver sobra no orçamento, 43% informaram que poupariam para gastar no futuro, 35% disseram que gastariam com alimentação e 19%, com lazer.
Intenção de compras
A pesquisa apontou que 18% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter a intenção de adquirir bens de consumo duráveis entre dezembro de março de 2017. Os produtos mais visados são celulares (22%), televisões (13%), fogões (13%) e guarda-roupas (12%).

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 30 de novembro de 2016 a 12 de dezembro de 2016, com amostra de 1200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 64 cidades brasileiras
Supermercado Moderno - 24/02/2017
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