terça-feira, 05 de julho, 2016

Gigante em destilados, Diageo investe em bebida sem álcool

Depois de 257 anos no negócio das cervejas e bebidas destiladas alcoólicas, a Diageo fez seu primeiro investimento em uma empresa de bebidas sem álcool.
A maior fabricante de destilados do mundo, dona da vodca Smirnoff e da cerveja escura Guinness, anunciou ontem a compra de participação minoritária na Seedlip, uma empresa britânica criada em 2015 pelo empreendedor Ben Branson para produzir bebidas destiladas sem álcool.
O investimento na Seedlip foi realizado por meio da Distill Ventures, um veículo que a Diageo criou há três anos e descreve como "um programa capitalizado acelerador de empreendedores".
O programa investe em 8 a 12 empresas ao mesmo tempo e não revela o tamanho nem a identidade de seus investimentos, a não ser que envolvam empresas com desejo de abrir o capital
A Distill Ventures permite à Diageo fazer pequenas apostas em marcas emergentes num momento em que os gostos e preferências do consumidor passam por grandes mudanças.
Uma dessas mudanças é a queda no consumo de álcool, pelo menos em mercados desenvolvidos, como na Europa Ocidental e em algumas áreas da América do Norte.
O consumo de álcool no Reino Unido caiu 26% entre 2002 e 2012, de acordo com estatísticas do governo.
A Diageo, que também fabrica o uísque escocês Johnnie Walker, há anos enfrenta esse problema tentando persuadir as pessoas a pagarem mais por um álcool de melhor qualidade. Mas investir em uma empresa de bebidas sem álcool é um rumo novo para a companhia.
"Reconhecemos as bebidas não alcoólicas como oportunidade", disse a diretora de inovação global da Diageo, Helen Michels. "Vamos continuar a explorar e investir nessa área".
A diretora descreveu a Seedlip como "uma empresa de qualidade excepcional com um fundador visionário oferecendo uma alternativa sofisticada às bebidas alcoólicas".
A Diageo já intensificou os investimentos em versões não alcoólicas de algumas de suas marcas, como a Guinness Zero, uma cerveja sem álcool lançada na Indonésia em 2014.
Neste ano, lançou a Orijin Zero, um versão em refrigerante de sua bebida agridoce, na Nigéria.
Branson, de 33 anos, disse que a Seedlip surgiu de seu interesse em ervas e remédios extraídos de vegetais, cujas imagens aparecem com destaque em suas garrafas de design especial, em formato que lembra as embalagens das bebidas destiladas.
A Seedlip é "uma opção não alcoólica realmente madura para todas as ocasiões em que você não está bebendo, seja porque está dirigindo, grávida, tomando remédios ou porque é uma segunda-feira de manhã", disse Branson.
O empresário, um ex-executivo de marketing, disse que desde o lançamento da marca em novembro tudo "ficou um pouco maluco".
A Seedlip, que caiu no gosto de chefes de cozinha de renome como Gordon Ramsay e Heston Blumenthal, é vendida em redes varejistas de alto padrão, como a Selfridges e a Fortnum e Mason.
Branson disse que quer produzir mais variedades e expandir-se fora do Reino Unido. Até agora, a marca tem apenas duas versões: a apimentada, feita de cravo-da-índia, limão e cardamomo, e a mais suave, de ervilha-de-cheiro, pepino e grama-azul.
Ter o apoio da Diageo foi "uma enorme declaração de credibilidade para nós", disse Branson. "Não queremos ser pequenos. O problema do que você bebe quando não quer beber álcool não é pequeno. Temos grandes planos e sonhos de dar medo".
Valor Econômico
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