quarta-feira, 23 de março, 2016

Ovo de Páscoa sobe até 4 vezes acima da inflação em Campo Grande

Os preços dos ovos de Páscoa subiram em 2016 até quatro vezes acima da inflação em Campo Grande quando comparados com os valores de 2015. A constatação é de pesquisa do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nepes), da Uniderp.
Segundo o Nepes, enquanto que a inflação acumulada nos últimos 12 meses na capital de Mato Grosso do Sul foi de 10,51%, o preço de pelo menos um ovo de Páscoa, o “Surpresa Superman”, número 15, aumentou entre 2015 e 2016, 45,27%, passando de R$ 25,78 para R$ 37,45.
Na média, entre os 18 tipos de ovos de Páscoa pesquisados pelo Nepes, o incremento de preços foi de 17,29%.
Segundo o coordenador do Nepes, o pesquisador Celso Correia de Souza, a alta nos preços dos ovos de Páscoa é reflexo de reajustes nos valores das matérias-primas.
“A inflação do ano passado vem pressionando os custos de fabricação desses produtos. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados já se posicionou informando que a disparada do dólar refletiu no preço do cacau e a alta dos componentes da cadeia de produção, como açúcar, combustível e armazenagem, também pesaram no índice”, informa.
Para manter a tradição dos ovos de chocolate, a indicação do professor é abusar da pesquisa de preço ou procurar alternativas, como a produção caseira.
“Muitas vezes a aquisição do ovo de Páscoa acontece pela embalagem ou pelo presente que a indústria agrega ao produto. A sugestão é mudar de estratégia apostando na produção caseira com toda a família, pois economia doméstica não depende somente da dona de casa, deve envolver todos os membros da casa”, conclui.
G1
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP