quarta-feira, 16 de março, 2016

Mercado global de cerveja recua 0,7%

As vendas globais de cerveja encolheram 0,7% em volume no ano passado, em relação a 2014. A retração foi a primeira em 30 anos, segundo a Plato Logic, que coleta informações sobre a indústria cervejeira.
Nos cinco maiores mercados de cerveja, responsáveis por mais da metade do consumo global, as vendas diminuíram 2,4% em volume em 2015. A África foi um dos poucos destaques positivos ao avançar 2,8%.
O continente africano é um dos mercados mais promissores do mundo para as cervejarias, com projeção de crescimento de 5% ao ano entre 2015 e 2020. Em mercados mais maduros do leste e oeste europeu e da América do Norte, em contraste, é previsto crescimento de 1% ou menos em cinco anos, segundo a empresa de pesquisa britânica Canadean. O consumo na África deve ser impulsionado pelo crescimento econômico, a urbanização e, principalmente, o aumento da população economicamente ativa.
Vale lembrar que um dos principais motivos para a Anheuser-Busch InBev (AB Inbev) partir para a aquisição da SAB Miller, por mais de US$ 100 bilhões, foi justamente o acesso ao mercado africano, onde ainda engatinha. A fusão está sob avaliação de autoridades reguladoras.
O mercado de cervejas deve retornar ao crescimento em 2016 com um avanço próximo de 1,5%, segundo a Plato Logic. A estimativa prevê uma certa recuperação no mercado chinês.
A holandesa Heineken, líder em volume de cerveja vendido no mundo há três décadas, pode perder a dianteira para a Budweiser, da AB Inbev, ainda este ano, segundo a Plato Logic.
Valor Econômico
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP