terça-feira, 08 de março, 2016

Crescimento na crise

As vendas brasileiras de latas para bebidas surpreenderam em 2015 e apresentaram crescimento de 1,2%, apesar da crise que afetou o mercado de bebidas no país. Mesmo com a economia brasileira em baixa e frente a uma queda na produção e no consumo de cervejas e refrigerantes, a comercialização de latinhas conseguiu superar inclusive os excelentes números registrados em 2014, atingindo 24,1 bilhões de unidades vendidas. O mercado brasileiro mantém-se como o terceiro maior do mundo, atrás apenas do americano e do chinês.
“Tínhamos uma base de referência muito elevada, por causa do forte crescimento registrado em 2014, principalmente em decorrência da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Por isso, um incremento de pouco mais de 1% é motivo de comemoração”, avalia Renault Castro, presidente executivo da ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade. “A economia brasileira não vai bem, muitos setores tiveram retração, e a lata continua demostrando que está conquistando mais espaço, ganhando a preferência do consumidor e do fabricante de bebidas”, analisa.
“É o resultado de anos e anos de investimentos e de inovação na produção”, reforça Jorge Angel, presidente do Conselho Diretor da ABRALATAS. “Apostamos na diversificação do formato, no diferencial da lata em relação a outras embalagens, na descentralização da produção. Ou seja, a indústria de latas para bebidas acompanhou as tendências e se aproximou do consumidor.”
Uma estratégia importante da indústria de latas no sentido de ampliar sua utilização pelos fabricantes de bebidas foi a variação de formatos e o uso de tecnologias de impressão para tornar a embalagem mais atraente ao consumidor. “A tradicional latinha de 350 ml reinava absoluta, mas especialmente nos últimos cinco anos houve forte investimento do setor e novas linhas de produção foram implantadas, permitindo outros formatos e tamanhos da embalagem”, explica Renault. “Ou seja, passamos a fazer a lata adequada a cada ocasião de consumo e tornamos a embalagem um destaque na prateleira ou em eventos”, completou o presidente executivo da ABRALATAS.
ABRE
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