terça-feira, 23 de fevereiro, 2016

França proíbe supermercados de jogar comida fora

A França tornou-se o primeiro país do mundo a banir os supermercados que jogarem no lixo ou destruírem os alimentos não vendidos. Em vez disso, as redes terão de doar os produtos para instituições de caridade e centro de redistribuição de alimentos para desempregados e sem-teto, segundo o jornal britânico The Guardian. A determinação vem de uma lei aprovada por unanimidade pelo Senado francês e prevê o destino a ser dado pelos supermercados a alimentos que se aproximam do final do prazo de validade.
A aprovação veio após uma longa campanha promovida por ativistas contra a pobreza que pediram ao governo por medidas que reduzissem o desperdício de alimentos. O movimento começou a ganhar força em dezembro, quando um projeto de lei passou pela Assembleia Nacional, introduzido pelo ex-ministro da indústria de alimentos Guillaume Garot.
As novas regras exigem que supermercados assinem um “contrato de doação”, que irá descrever como a loja vai doar restos de comida para instituições de caridade. Quem não cumprir a medida poderá ser multado em até 75 mil euros (o equivalente a R$ 328 mil), ou até mesmo penalizado com sentença de prisão. A regra antidesperdício abrange supermercados que têm mais de 400 metros quadrados de área.
“O próximo passo é pedir ao presidente, François Hollande, para colocar pressão sobre Jean-Claude Juncker e estender esta lei para toda Europa”, disse Arash Derambarsh, conselheiro municipal de Courbevoie e mentor da campanha, ao The Guardian. “Esta batalha está apenas começando. Agora temos de combater o desperdício de alimentos em restaurantes, padarias, cantinas escolares e cantinas de empresas”, disse ele.
Segundo o The Guardian, os centros de distribuição e instituições de caridade esperam um aumento de 15% nos alimentos recebidos – o que significa 10 milhões de refeições entregues anualmente. A lei também prevê que esses institutos terão que armazenar a comida em condições adequadas e distribuir de “forma digna”. Eles já têm pedido por mais voluntários e ajudantes para auxiliar na triagem e distribuição de produtos aos necessitados.
O jornal britânico afirma que 7,1 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos na França – 67% pelos próprios consumidores, 15% pelos restaurantes e 11% pelas lojas. No mundo, a cada ano, 1.3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado.
ABRE
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP