segunda-feira, 28 de novembro, 2016

Mato Grosso prevê que exportação em janeiro será mais forte

O plantio de soja no principal Estado produtor do Brasil, o Mato Grosso, que avançou em ritmo recorde na safra 2016/17, atingiu 97,6% da área projetada para o atual período na última semana.
Esse dado confirma que a colheita começará mais cedo, o que permitirá maiores exportações do País já em janeiro, segundo analistas.
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão ligado aos produtores, reportou nesta sexta-feira um avanço semanal na semeadura de soja de 2 pontos percentuais, o que manteve o índice de plantio acima do registrado na mesma época do ano passado (95,6%).
Na região do médio-norte do Estado, principal área de cultivo de Mato Grosso, o plantio atingiu 100% da área projetada, o mesmo acontecendo nas regiões oeste e noroeste.Com o plantio de soja precoce, a expectativa é de que a colheita comece já no final de dezembro em algumas poucas áreas de Mato Grosso, na avaliação do diretor da Agroconsult, André Pessôa, e permitindo que se possa exportar maior volume de soja em janeiro.
"A exportação de janeiro de 2017 será maior que a do mesmo período do ano anterior, vai ser maior", afirmou Pessôa, durante evento do setor na noite de quinta-feira (24).
O embarque de soja do País, maior exportador global do produto, somou 390 mil toneladas em janeiro. Normalmente, no pico, as exportações mensais da oleaginosa ficam na casa dos milhões de toneladas.
DCI
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP