quinta-feira, 23 de julho, 2015

Lançamento garante venda de acessórios

São Paulo - Um bom ritmo de lançamentos ajudou as marcas de acessórios, joias, semijoias e bijuterias, como Morana, MyGloss e Skillus, a garantir bons resultados nas vendas do primeiro semestre de 2015. Dessa forma, o desempenho das empresas segue no mesmo patamar ou até maior que 2014.
Assim como o segmento de lingeries e cosméticos, as vendas do setor não tiveram impacto tão negativo com a desaceleração econômica. Apesar disso, as empresas desse mercado devem acompanhar as tendências de moda e investir na criatividade para não perder o fôlego das vendas este ano, aponta especialista ouvido pelo DCI.
Segundo o CEO e cofundador da marca que comercializa bijuterias MyGloss, Rodrigo Stocco, é preciso se diferenciar e utilizar a moda para ter um forte posicionamento no mercado. Ele afirma que a empresa apresentou desempenho significativo nestes primeiros seis meses de 2015. "Crescemos 20% em vendas nos quesitos "mesmas lojas", garante ele.
Com um tíquete médio de R$ 140, a rede MyGloss possui mais de mil produtos e atua em 14 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas. Em 2014, a rede faturou aproximadamente R$ 25 milhões.
Sobre acompanhar as tendências, o CEO da marca afirma seguir as principais inclinações internacionais do setor. "Se neste inverno a cor da moda é marrom, certamente teremos uma coleção de bijuterias assim". A agilidade entre a pesquisa de tendência, a criação, a produção e a distribuição em pouco tempo são fatores completamente incomuns neste mercado, ressalta Stocco.
Exclusividade
Com lançamentos mensais e semestrais e mais de 2 mil peças no catálogo, a rede de franquias Morana comercializa brincos, colares, pulseiras, anéis, lenços e até bolsas. Com 304 lojas, sendo apenas duas unidades próprias, a marca vai lançar em agosto a linha Verão, com cinco temas diferentes. Nessas linhas, as peças deverão custar entre R$ 80 e R$ 140. Para garantir exclusividade das peças da marca, a bandeira diz trabalhar com poucas peças dessas coleções - cerca de dez por loja.
De acordo com a gerente de marketing da Morana, Márcia Teodoro, a nova coleção deverá ter temas como o Punk Romântico, com peças em banho grafite e pérolas delicadas. "São peças marcantes e com grau de moda alto. A cliente não quer encontrar esse produto em outras mulheres", afirmou ela. Em 2014, a rede afirma ter alcançado uma receita de R$ 225 milhões.
Outra bandeira de franquias deste setor, com 13 lojas, a Skillus garante investir em quatro lançamentos no ano, além de datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. "Somos uma empresa que atua no mercado de joias folheadas há mais de 30 anos", ressalta a diretora comercial da Skillus, Fátima Mariano de Carvalho.
Sobre o desempenho das vendas, Fátima afirma que o resultado deste primeiro semestre foi satisfatório, considerando a atual conjuntura econômica. "Até agora, mantivemos o mesmo desempenho do ano passado", disse, lembrando que a marca tem mais de 5 mil produtos à venda.
Feira do setor
Com expectativa conservadora para os negócios este ano, a 70ª edição da feira Bijoias, organizada pela B8 Eventos, deverá movimentar R$ 20 milhões este ano, R$ 5 milhões a menos do que em 2014. "As vendas da feira podem diminuir em até 35%", disse a diretora executiva da B8 Eventos, Vera Masi. Para ela, a Bijoias é o principal evento do setor da América Latina e as empresas precisam ficar atentas e acompanhar as novidades e manter a aquisição de peças.
"Os varejistas não podem deixar de comprar, pois mesmo com o comércio desacelerado, a única chance de vender mais é tendo produtos novos", argumentou. "É preciso dinamizar o negócio, investir e trazer novidades. As marcas precisam usar de criatividade, com mais inovação", defende.
Nesta 70ª edição, a feira deverá contar com mais de 160 expositores, com peças como bolsas, lenços, bijuterias, joias, folheados e semijoias. O evento será entre 4 e 5 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
DCI – 23/07/2015
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP