quarta-feira, 18 de março, 2015

Vendas no varejo caem 5,1% em fevereiro

Em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas totais do varejo (exceto automóveis e materiais de construção) caíram 5,1% em fevereiro. Os dados são do relatório SpendingPulse, realizado pela MasterCard Advisors. O número está bem abaixo do crescimento de 0,9% dos últimos quatro meses, demonstrando a contínua diminuição no gasto dos consumidores.
As regiões Norte (-3,6%), Sul (-1,1%), Centro-Oeste (-4,5%) e Sudeste (-7,6%) também apresentaram queda nas vendas, na análise comparativa com 2014. A região Nordeste (+2,4%) teve crescimento acima da média.
Dois setores, farmácia e artigos pessoais, apresentaram crescimento acima da média do varejo total, enquanto supermercados, combustíveis, materiais de construção, móveis e eletrônicos e vestuário ficaram abaixo da média de vendas.
Na contramão do setor, as vendas no e-commerce cresceram 4,2% em fevereiro no comparativo com o mesmo período do ano passado. As vendas online de móveis e vestuário cresceram acima da média, enquanto as vendas de eletrônicos ficaram abaixo do número de vendas totais.
Além do feriado de Carnaval em fevereiro, o mês teve um dia útil a menos do que em 2014, o que reduziu o crescimento do varejo neste ano. No entanto, o Índice de Confiança do Consumidor se mantém em queda, registrando uma redução de 4,9% em fevereiro, que combinado com as pressões inflacionárias, criam um ambiente hostil para as vendas.
Supermercado Moderno - 16/03/2015
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP