terça-feira, 03 de março, 2015

Empresas se unem para oferecer melhor desempenho em adesivos industriais

Somar tecnologias é o conceito da ADECOL, fabricante nacional de adesivos industriais, que tem apostado em parcerias estratégicas com outros fabricantes para desenvolver produtos adaptados a demandas específicas e elaborar novas soluções para os mais diferentes segmentos da indústria. “Buscamos parcerias que envolvam ambas as partes para oferecer um serviço de maior qualidade ao cliente, tanto em atendimento, suporte técnico e novas tecnologias”, afirma Alexandre Segundo, diretor comercial da ADECOL.
Entre os principais parceiros estão os fabricantes de coleiros, máquinas utilizadas para a aplicação dos adesivos industriais. A adaptação entre adesivo e máquina vai desde a personalização do produto para determinadas demandas até a nacionalização de maquinário produzido fora do país, que precisa de um adesivo com formulação especial para se adaptar ao clima brasileiro. “Os grandes fabricantes de equipamentos estão, geralmente, localizados na Europa e Estados Unidos. Por causa do clima mais frio, as indústrias costumam ser climatizadas e apresentam controle de umidade, facilitando a aplicação dos adesivos, já que estas variáveis são bastante controladas. No Brasil, a maioria das empresas não é climatizada, então cabe ao adesivo estar preparado para fazer essa compensação e extrair o melhor desempenho do coleiro”, explica o diretor.
Além disso, os diferentes nichos da indústria também precisam de produtos adaptados. “Onde há necessidade de cola, há um tipo de máquina para aplicá-la. Nas artes gráficas usam-se máquinas para colagem de capas de cadernos, alça, lateral e fundo de sacolas, lombada de livros e revistas, encadernação. No segmento moveleiro encontramos máquinas para colagem de fita de bordo, laminação e recobrimento de perfis, colagem de painéis, colagem de móveis em geral. No segmento de non woven podemos falar de aplicadores de cola para a construção das fraldas e absorventes. Ou seja, são demandas totalmente diferentes e que pedem adesivos personalizados”, afirma Segundo.
Um exemplo recente é a parceria da ADECOL com a BOBST, que fabrica o equipamento EXPERTFOLD 110. “É uma das máquinas mais velozes e flexíveis disponíveis no mercado, e, portanto, precisava de um adesivo feito especialmente para ela. Foi um projeto de sucesso, apresentado e comprovado em diversas feiras pelo país. Além do produto desenvolvido, fizemos um ótimo trabalho de treinamento e suporte com toda a equipe BOBST, mostrando os principais benefícios, cuidados e manuseios com os adesivos na máquina”, afirma.
Uma parceria forte entre fabricante de adesivo e fabricante de máquina proporciona além de tudo, um suporte técnico coletivo e coerente de ambas as partes. Mas, conforme explica o diretor da ADECOL, com o adesivo correto, aplicado de forma correta e com os devidos ajustes, levando em conta as temperaturas de aplicação e as informações técnicas, as chances de problemas na produção são muito menores, o que resulta em menos paradas de máquinas e maior economia. “O mercado pede novas tecnologias, mas ao mesmo tempo quer otimização, praticidade e facilidade nos procedimentos, e resolução rápida de possíveis problemas. Essa junção de experiência proporcionada pelas parcerias entre adesivo e máquina pode ir muito além, e oferecer um serviço ainda mais premium para os consumidores”, conclui.
ABRE
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP