sexta-feira, 23 de janeiro, 2015

Whirlpool pode anunciar para o varejo aumento de preço de suas mercadorias

A Whirlpool passou a informar às principais redes de varejo do País que será preciso fazer um novo aumento de preços de suas mercadorias já no começo deste ano, e caso a rede de varejo se posicione contra o reajuste, a empresa informou que deverá reduzir produção para defender rentabilidade.
Duas grandes cadeias de eletrodomésticos ouvidas pela reportagem do Valor Econômico nos últimos dias receberam o aviso da empresa no fim do ano passado. Caso corte produção, a Whirlpool pode reduzir algumas despesas e com isso, tentar equilibrar a pressão maior de custos atrelados ao dólar à demanda menor pelos seus produtos nos últimos meses. Além disso, ao reduzir ritmo de produção de certas categorias, a oferta desses produtos cai e, com isso, o preço acaba tendo que subir.
Aos varejistas, a Whirlpool diz que tem verificado uma pressão maior da indústria de aços planos, que tem pedido reajustes de 6% a 8% aos seus clientes do setor de eletrodomésticos, por conta da recente subida do dólar. A Whirlpool pede neste momento aumentos de 5% a 7%.
Apesar das especulações do varejo, João Carlos Brega, presidente da Whirlpool para o Brasil e a América Latina, não reconhece essas tratativas. Segundo ele, a companhia não tem uma tabela de preços fixa. As negociações são feitas caso a caso levando em consideração aspectos como volume e tipo de produtos comprados pela rede. "Não somos os vilões da inflação, somos vítimas", disse.
Pelo relatório de resultados, os custos da empresa com matérias primas e materiais indiretos subiu 6,4% entre janeiro e setembro, alcançando R$ 3,9 bilhões, e a soma de estoques de produtos acabados subiu 14%, para R$ 646,5 milhões no mesmo intervalo, abaixo do ritmo de crescimento das receitas consolidadas.
A companhia tem perdido rentabilidade no país. De janeiro a setembro, a Whirlpool informou em relatório de resultados que registrou lucro líquido de R$ 464,2 milhões, abaixo dos R$ 582,4 milhões no mesmo intervalo de 2013. Em 2014, o lucro respondeu por 6,8% da receita líquida da empresa, abaixo de 2013, quando essa margem líquida foi de 8,9%.
Supermercado Moderno / Valor
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